Uma menina de 3 anos surpreendeu e emocionou a família ao tomar uma atitude que ajudou a salvar a vida da avó. A pequena Helena Alves Monteiro fez uma videochamada para a mãe ao ver a avó desmaiada no sofá.

O caso aconteceu na residência da dona de casa Sandra Maria Neto, de 63 anos, no bairro Santa Mônica, em Vila Velha, na última quarta-feira (17).

A mãe da Helena, a auxiliar administrativo Michelly Alves de Souza Monteiro, contou à reportagem do Folha Vitória que estava no trabalho quando recebeu a chamada vinda do celular da mãe. A menina fica sozinha com a avó durante o dia.

“Minha filha me ligou com chamada de vídeo e falou: ‘Mamãe, acho que a vovó não está bem’. E me mostrou a minha mãe desmaiada no sofá. Eu falei com a minha mãe, mas ela não me respondeu. Aí eu pedi minha filha para ficar calma e entrei em contato com meu irmão, pois ele chegaria mais rápido lá. Nesse meio tempo, enquanto eu já estava indo para lá, minha filha também me mandou um áudio”, relatou Michelly.

A pequena Helena ajudou a salvar a vida da avó, Sandra, ao fazer uma videochamada depois de ver a dona de casa desmaiada. Foto: Arquivo pessoal

Após ligação, menina gravou áudio

Após esse primeiro contato, a dona de casa começou a manifestar algumas reações, e Michelly pediu a Helena que perguntasse à avó onde estava doendo. A pequena, então, gravou um áudio. “Vovó, onde tá doendo?”, pergunta a menina. Ao fundo, é possível ouvir a avó responder: “Tudo, tudo”, e Helena devolve para a mãe: “Mamãe, tá doendo tudo”.

A família levou a dona de casa para o Hospital Santa Rita, em Vitória, onde foi constatado que ela teve um episódio de hipertensão causado por estresse. Sandra foi submetida a exames e voltou para casa, onde está em repouso.

A avó da Helena contou que perdeu a memória de tudo o que aconteceu naquele dia. Depois de melhorar, ao saber da atitude da neta, a dona de casa conta que ficou comovida. “Quando me contaram, comecei a chorar. Fiquei muito emocionada. A médica disse que minha neta salvou a minha vida”, registrou a avó.

Mãe ensinou menina a fazer ligações dias antes

A mãe da Helena contou que a menina não tem acesso livre ao celular e não tinha o hábito de ficar em telas. Mas, se adiantando a uma possível situação de emergência, Michelly contou que ensinou a menina a fazer videochamadas dias antes do desmaio da avó. A criança foi orientada a só fazer as ligações em casos de emergência.

“Foi na semana anterior que nós ensinamos Helena a fazer chamada de vídeo. Ela liga para mim e para o pai. A gente já ensinou ela a desbloquear o celular e fazer a chamada, mas como ela estava ligando muito, a gente conversou com ela e explicou que ela só poderia ligar em casos de emergência, se ela ou a vovó estivessem passando mal, e ela entendeu isso e fez a ligação quando foi necessário, graças a Deus! Porque se ela não tivesse ligado, não sei o que poderia ter acontecido. Fiquei muito orgulhosa dela”, disse a mãe.

Patricia Maciel

Repórter

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.

Jornalista formada em 2011, com experiência nas principais empresas de comunicação do Espírito Santo. Também atuou como assessora de comunicação e social media.