
O Morro do Moreno, um dos principais cartões-postais de Vila Velha, ficará fechado para obras de implantação de infraestrutura urbanística, que incluem mirantes, inclusive com letreiro com o nome da cidade, assim como um café. A reabertura do local está prevista para o segundo semestre de 2026.
A ordem de serviço para o início das obras será assinada neste sábado (15), às 8h, na Rua Anésio Alvarenga, que fica na área militar do Exército.
Em maio deste ano a Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha demoliu uma antiga boate que ficava na rua Joaquim da Mota, na Praia da Costa, que marcava o início das obras de revitalização do Morro do Moreno.
As intervenções foram anunciadas no ano passado, pelo prefeito Arnaldinho Borgo, durante comemoração dos 489 anos do município. O contrato para a obra foi formalizado em janeiro deste ano.
Veja vídeo do projeto:
Investimentos
Segundo a Prefeitura de Vila Velha, o investimento é de R$ 10,4 milhões e prevê a pavimentação de aproximadamente 730 metros da via principal de acesso ao topo do Morro do Moreno, assim como a construção de portaria, banheiros, sala administrativa e depósitos.

Também estão previstos estacionamento e espaço voltado à educação ambiental. No local serão instalados sete mirantes panorâmicos, dentre eles, o Mirante Testa da Macaca.
Outras intervenções
Segundo a prefeitura, as obras ainda incluem um receptivo na Rua Xavantes, que terá sala administrativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, assim como setor destinado à operação de um futuro sistema funicular, uma espécie de bonde, que irá ajudar turistas com mobilidade reduzida a chegar ao mirante do topo.
Também haverá sala de enfermaria, bilheteria, banheiros públicos, copa de apoio e iluminação em LED. No topo do morro, será construída uma cafeteria e área de apoio coberta.
