Em Ibiraçu, pertinho do Buda Gigante, um campo de girassóis tem encantado visitantes e se tornado um dos novos pontos turísticos do Espírito Santo. No Florada Café, as flores amarelas dividem espaço com buganvílias e o aroma do café rural, servido em meio à natureza e ao clima tranquilo do interior.
A proprietária, Lúcia Helena Sagrillo, conta que a ideia surgiu durante a pandemia, quando iniciou a reforma de uma antiga casa da família para ficar mais perto dos pais.
Pensei em fazer um campo de girassóis para deixar o lugar mais bonito, e começamos o plantio de espécies florais e frutíferas da Mata Atlântica, com o intuito de recuperar a área. Só depois veio a ideia de criar um negócio para vivermos nossa pós aposentadoria.
Lúcia Sagrillo

Ela conta que, como na região não tinha cafeteria, eles agarraram a oportunidade e criaram o café rural. O atendimento é feito por agendamento, com uma mesa posta e repleta de bolos, salgados e bebidas, como sucos naturais, leite queimado, chá e o tradicional cafezinho, servidos à vontade por duas horas. O serviço custa R$ 80 por pessoa.
Além do serviço de mesa, os visitantes também podem optar por um atendimento de balcão, com cafés especiais preparados por barista.

A florada dos girassóis, no entanto, segue um ciclo próprio e a próxima floração está prevista para meados de janeiro. “Cada florada dura cerca de 40 dias, dependendo das condições do tempo. Neste momento estamos em fase de replantio”, afirma Lúcia Sagrillo.
Além dos girassóis, o local também cultiva buganvílias e outras espécies ornamentais, mantendo o cenário colorido durante todo o ano.
O Florada Café funciona aos sábados, às 15h, e domingos, às 9h e às 15h, e também abre o espaço para eventos como casamentos, aniversários e chás revelação.