Economia

Anfavea se reuniu com governo para definir prioridades para 2015

Anfavea se reuniu com governo para definir prioridades para 2015 Anfavea se reuniu com governo para definir prioridades para 2015 Anfavea se reuniu com governo para definir prioridades para 2015 Anfavea se reuniu com governo para definir prioridades para 2015

São Paulo – O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Luiz Moan, informou nesta quinta-feira, 9, que já se reuniu com três dos novos ministros da presidente Dilma Rousseff: Joaquim Levy (Fazenda); Armando Monteiro (Comércio Exterior) e Gilberto Kassab (Cidades). Segundo ele, os encontros serviram para a Anfavea entender a linha de atuação de cada um deles, para que a associação possa “se ajustar”.

No caso de Joaquim Levy, com quem Moan se reuniu antes mesmo da posse, o dirigente afirma que ficou claro a linha de ajuste fiscal, “que tem nosso total apoio”. Isso inclui o sepultamento da possibilidade de novas desonerações para o setor automotivo, como a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Já com o ministro Armando Monteiro ficou claro a prioridade que dará para as exportações”, afirmou.

De acordo com Moan, a partir dessa conversa, a Anfavea está definindo suas prioridades. Ele afirmou que México e Colômbia serão prioridades em relação a acordos comerciais de redução de tarifas. Além disso, o dirigente citou que a aprovação do programa “Exportar Auto”, já apresentado desde o 1º mandato de Dilma, deve ser outra prioridade. “São 53 medidas, que vão desde a desburocratização e passam pela tributação também”, explicou.

Já com Kassab, Moan disse que o encontro se deu porque o Ministério das Cidades, responsável pelo Denatran e Contran, está envolvido na questão da mobilidade urbana. Sem adiantar muitos detalhes da conversa entre os dois, o presidente da Anfavea afirmou que a entidade se colocou “à disposição” do novo ministro para contribuir com projetos.