Economia

Aplicativo e imposto pela metade: Linhares quer mudar mapa do turismo no Norte do ES

Município que tem 84% da área total de lagoas do Estado quer atrair visitantes e empreendimentos de grande porte para fomentar atividade turística

Lagoa Juparanã é um dos maiores atrativos turísticos de Linhares e pode ficar com cara diferente depois da revisão do PDM da cidade. Crédito: Felipe Reis
Lagoa Juparanã é um dos maiores atrativos turísticos de Linhares e pode ficar com cara diferente depois da revisão do PDM da cidade. Crédito: Felipe Reis

O município de Linhares vai ter um aplicativo próprio com o mapa do turismo da cidade. O projeto já está em desenvolvimento e deve ser entregue até o fim deste ano. No app estarão cadastrados hotéis, pousadas e pontos turísticos  da cidade.

Linhares tem 69 lagoas. Duas delas são destaque nacional. Uma é a mais profunda de todo o Brasil, a Lagoa Palmas, com 50 metros. E a outra, a Lagoa Juparanã, tem o maior volume de água doce do país. Daria para encher 372 mil piscinas olímpicas. Segundo o IBGE, no Estado há pouco mais de 196 km² de área total de lagoas, sendo 165 km² apenas em Linhares. Ou seja: 84%.

Já existe um projeto em andamento de uma marina privada na Lagoa Juparanã, a Marina Solare, dentro do Linhares Sport Clube. Um investimento de R$ 500 mil. A inauguração está prevista para agosto.

E isso é sinônimo de possibilidade de ganhos com o turismo. A prefeitura não sabe quanto pode movimentar com as lagoas, não tem estudo para isso, mas está empenhada em mudar o panorama do turismo na região. Tanto que já está em curso uma mudança no Plano Diretor Municipal (PDM)  para permitir investimentos em resorts e em empreendimentos em torno das lagoas.

Uma marina pública não está descartada e já há estudos nesse sentido. Além disso, o município aposta na exploração do turismo náutico, canoagem e competições de vela.

Lagoas e redução de imposto

Linhares também vai ter uma redução de imposto para atividades de turismo. De 5% para 2%. Já valendo a partir do ano que vem. Para guias turísticos, pousadas, hotéis e atividades estratégicas ligadas ao turismo.

O vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento da cidade, Franco Fiorot, disse que o município sempre teve atenção maior para a indústria, mas começa a ter olhar voltado ao turismo como estratégia de desenvolvimento. E o calendário de eventos da cidade deve ser além das lagoas e do litoral. O agroturismo também deve ser explorado.

“Como foi a indústria no foco do desenvolvimento nos últimos 15 anos, será o turismo nos próximos 10”.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.