Economia

Aumenta taxa de desemprego entre capixabas com curso superior

A falta de trabalho reduz o potencial de crescimento, empobrece as famílias e pressiona as contas públicas. Seus efeitos serão sentidos por muitos anos

Aumenta taxa de desemprego entre capixabas com curso superior Aumenta taxa de desemprego entre capixabas com curso superior Aumenta taxa de desemprego entre capixabas com curso superior Aumenta taxa de desemprego entre capixabas com curso superior
Existe ‘exército’ de graduados desempregados no Estado Foto: Reprodução

O curso de graduação deixou de ser garantia de emprego, a taxa de desemprego entre trabalhadores com curso superior, no Espírito Santo, subiu entre os anos 2014 e 2016. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de graduados desempregados saltou de 12 para 21 mil, o que representa um aumento de 75%. 

Ainda segundo dados do IBGE, o número de estudantes com curso superior saltou de 346 para 395 mil, ou seja, um aumento de 14,16%. Quando se analisa os graduados desempregados, considerando o total de graduados, em 2014 a taxa de desemprego fica em 3,46% e em 2016 o número subiu para 5,31%. 

Já o número de pessoas empregadas aumentou de 268 para 308 mil, aumento de 17,55%, também considerando o período de 2014 a 2016. Quando se analisa os graduados empregados, considerando o total de graduados, em 2014 a taxa de emprego ficou em 77,45% e em 2016 ficou 77,97%, ou seja, a taxa de desemprego aumentou mais no período do que a taxa de emprego.