Economia

Chegada de Ciro Nogueira contribuirá para êxito em lei de ferrovias, diz Tarcísio

Chegada de Ciro Nogueira contribuirá para êxito em lei de ferrovias, diz Tarcísio Chegada de Ciro Nogueira contribuirá para êxito em lei de ferrovias, diz Tarcísio Chegada de Ciro Nogueira contribuirá para êxito em lei de ferrovias, diz Tarcísio Chegada de Ciro Nogueira contribuirá para êxito em lei de ferrovias, diz Tarcísio

A chegada do senador Ciro Nogueira (PP-PI) à Casa Civil, com seu “peso político”, deve contribuir para o governo avançar com o novo marco legal das ferrovias, hoje em discussão no Senado. A avaliação é do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, que foi questionado em entrevista à Rádio Jovem Pan sobre o papel do novo integrante do time de ministros do governo Bolsonaro.

“Acredito que a chegada do senador Ciro na Casa Civil, pelo peso político, realmente é um fator que, até por ser do Senado, sem dúvida nenhuma contribui para que a gente tenha êxito nessa caminhada”, disse Tarcísio. Há mais de dois anos no Senado e sem ter sido votada pelo Plenário, a proposta que institui um novo modelo de regime de ferrovias no Brasil é uma das prioridades do Ministério da Infraestrutura.

Diante da falta de avanço do tema no Senado, a pasta quer atualmente editar uma medida provisória para acelerar a implantação do novo modelo. De qualquer forma, o texto precisaria ser aprovado pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias para não perder a validade.

A modalidade permite que ferrovias sejam construídas sem um processo concorrencial, mas por meio do regime de autorização. Hoje, a operação do modal por empresas precisa passar por uma licitação, que resulta na concessão. Esse formato continuará existindo, e a escolha do regime vai depender do modelo de negócio.

O governo é pressionado para acelerar com a pauta em razão do avanço de legislações estaduais que permitem a autorização de ferrovias dentro dos limites de seus respectivos Estados. Na semana passada, o governo de Mato Grosso abriu um chamamento público para a construção de ferrovia que conecte Rondonópolis a Cuiabá e a Lucas do Rio Verde.

Tarcísio voltou a falar da necessidade de os projetos nos Estados se conectarem com a malha federal, o que tornaria urgente que um marco nacional para o setor fosse aprovado. “A gente começa a ver iniciativas estaduais de estabelecer seus marcos ferroviários, até um certo ponto um pouco questionável, porque a Constituição atribuiu à União a competência privativa para legislar sobre trânsito e transporte. Mas a gente vê essas iniciativas com bons olhos, porque podem gerar uma série de ramais interessantes”, disse o ministro. “A MP é importante porque estamos há dois anos e meio discutindo e não conseguimos avançar”, afirmou.