Economia

Comércio eletrônico faz Black Friday fora de época

A campanha é liderada pelo Buscapé e Mercado Livre, duas plataformas de comércio eletrônico. Os descontos anunciados envolvem eletrônicos, eletrodomésticos, decoração

Comércio eletrônico faz Black Friday fora de época Comércio eletrônico faz Black Friday fora de época Comércio eletrônico faz Black Friday fora de época Comércio eletrônico faz Black Friday fora de época
O objetivo da ação é tentar impulsionar o comércio Foto: ​Divulgação

– Na tentativa de impulsionar as vendas neste início de ano, o comércio eletrônico faz uma espécie de “Black Friday” fora de época. O mote da campanha é o dia do consumidor, comemorado na terça-feira.

A campanha é liderada pelo Buscapé e Mercado Livre, duas plataformas de comércio eletrônico. Os descontos anunciados envolvem eletrônicos, eletrodomésticos, artigos de informática e decoração.

No Buscapé, as promoções tiveram início desde a primeira hora desta quarta-feira. A liquidação envolve 650 lojas, entre as quais estão grandes varejistas do comércio virtual, como B2W e CNova. No Mercado Livre, a promoção começou na segunda-feira e vai até 23 de março. São cerca de 350 lojas participantes e a promessa é de descontos de até 70% em alguns itens.

O objetivo da ação é tentar impulsionar o comércio. Com a forte recessão enfrentada pela economia brasileira, o setor está em baixa. Em janeiro, as vendas do varejo caíram 10,3% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Foi o pior resultado para o mês desde o início da série da Pesquisa Mensal de Comércio, em 2001.

Em novembro, mês da tradicional Black Friday, o comércio conseguiu esboçar uma reação por causa da campanha. Na época, as vendas no varejo surpreenderam os analistas e tiveram alta de 1,5% na comparação com outubro.