Economia

Consultoria aponta possível estagnação na produção industrial da zona do euro

Consultoria aponta possível estagnação na produção industrial da zona do euro Consultoria aponta possível estagnação na produção industrial da zona do euro Consultoria aponta possível estagnação na produção industrial da zona do euro Consultoria aponta possível estagnação na produção industrial da zona do euro

A produção industrial da zona do euro deve ter estagnado no começo deste ano, depois de cair no fim de 2020, diz a Capital Economics. Em relatório divulgado nesta segunda-feira, a consultoria britânica comenta que dados disponíveis referentes ao início de 2021 têm sido mistos.

“Por um lado, pesquisas de empresas sugerem que a produção continuou a se expandir rapidamente”, destaca Andrew Kenningham, economista-chefe para Europa da Capital. “Por outro lado, problemas com o fornecimento de semicondutores estão limitando a produção de carros, e rupturas comerciais – incluindo a do Reino Unido após o Brexit – terão afetado a manufatura”, acrescenta.

Segundo Kenningham, a perspectiva da indústria neste primeiro trimestre não é das melhores, mas o setor manufatureiro foi menos afetado pelos novos “lockdowns” relacionados à covid-19 do que parte do segmento de serviços, tornando uma queda significativa “improvável”.

Em dezembro, a produção industrial da zona do euro diminuiu 1,6% ante o mês anterior, de acordo com pesquisa da Eurostat divulgada mais cedo. Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam recuo menor, de 1%.