
Os capixabas retomaram o otimismo nas compras do fim de ano e segundo o Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo manteve-se estável e chega a 104,6 pontos, sendo um resultado acima da média nacional (101,2 pontos).
Especialmente as famílias de menor renda, com até 10 salários mínimos mensais (R$ 15.180), apresentaram o maior avanço na disposição para consumir.
Entre as intenções de consumo das famílias, o destaque é para bens duráveis como eletrodomésticos e eletrônicos, que cresceu 2,9% em relação a setembro deste ano.
Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o desempenho de outubro mostra que o consumo no estado tem ganhado força de forma gradual.
“As famílias capixabas demonstram maior segurança financeira e confiança nas compras. A melhora entre os grupos de menor renda é um sinal positivo. Especialmente com a aproximação de datas importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal”.
Perspectiva de consumo
Outro ponto de destaque foi a “Perspectiva de consumo”, que subiu 1,14% entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, alcançando 120,7 pontos.
O resultado indica que esse grupo deve consumir mais no último trimestre de 2025 do que no mesmo período de 2024, podendo impulsionar as vendas no varejo.
O 3º vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, avalia que o comércio capixaba deve manter um bom desempenho até o fim do ano. Mas com ritmo mais moderado de crescimento.
Os consumidores continuam comprando, mas com mais cautela. A confiança no futuro existe, porém vem acompanhada de uma avaliação mais cuidadosa dos gastos. A empregabilidade segue em bom nível e os salários mostram recuperação, o que mantém o comércio em movimento.”
José Carlos Bergamin, 3º vice-presidente da Fecomércio-ES
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).