Economia

CVM suspende julgamento de administradores da HRT (PetroRio)

CVM suspende julgamento de administradores da HRT (PetroRio) CVM suspende julgamento de administradores da HRT (PetroRio) CVM suspende julgamento de administradores da HRT (PetroRio) CVM suspende julgamento de administradores da HRT (PetroRio)

Depois de absolver nesta terça-feira, 31, os fundadores da HRT (atual PetroRio) Marcio Mello e Wagner Peres pela aprovação de um pacote de benefícios milionário em 2013, o colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu o julgamento dos dois no processo administrativo sancionador (PAS) que apura um conjunto de práticas que adotaram no fim daquele ano contra membros do conselho de administração e fiscal da companhia, na tentativa de retomar seu controle.

O diretor Gustavo Borba pediu vistas do processo após o diretor-relator, Gustavo Gonzales, pedir a condenação dos Mello e Peres, de outros dois conselheiros Elia Ndevanjema Shikongo e John Anderson Willott e da JG Petrochem Participações, empresa ligada ao grupo do empresário Nelson Tanure, atual controlador da PetroRio.

No voto, o relator propôs multa total de R$ 2,5 milhões aos conselheiros da HRT à época pela atuação na suspensão de dois conselheiros de administração e na substituição de dois conselheiros fiscais da HRT. Além disso, propôs multa de R$ 200 milhões à JG por ter atuado para alterar a estrutura administrativa da empresa sem fazer as comunicações devidas ao mercado e absolveu o conselheiro John Anderson Willott na qualidade de presidente da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) na qual parte das ações se desenrolou.

O presidente da CVM, Marcelo Barbosa, e o diretor Pablo Renteria acompanharam o relator no voto pela condenação. Já Henrique Machado preferiu esperar a manifestação de Borba para apresentar seu voto. O novo julgamento não tem data, mas a expectativa do colegiado é agendá-lo para o fim de agosto.