Economia

CVM suspende negociação de fundo Imobiliário com característica de pirâmide

CVM suspende negociação de fundo Imobiliário com característica de pirâmide CVM suspende negociação de fundo Imobiliário com característica de pirâmide CVM suspende negociação de fundo Imobiliário com característica de pirâmide CVM suspende negociação de fundo Imobiliário com característica de pirâmide

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) suspendeu a negociação de cotas do Fundo de Investimento Imobiliários (FII) Mérito Desenvolvimento Imobiliário, administrado pela Planner Corretora de Valores. A decisão consta da deliberação CVM 795, publicada ontem. A autarquia identificou atuação irregular do fundo, com características de pirâmide financeira e indícios de fraude.

De acordo com a CVM, aparentemente, os rendimentos distribuídos não refletem o resultado financeiro alcançado com a gestão da carteira. Como os valores obtidos como taxa de ingresso são reconhecidos como receita, o fundo consegue pagar rendimentos elevados, incompatíveis com os investimentos, mas gerando crescente necessidade de atração de cotistas. A última emissão aprovada, no valor de R$ 225 milhões, teve taxa de ingresso de 20%, valor que correspondia ao dobro da cobrada dos cotistas na emissão anterior.

Além disso, há indícios de irregularidade na avaliação de ativos e na contabilização de receitas, e de gestão fraudulenta da carteira do fundo. Na deliberação, a CVM estipula multa de R$ 5 mil por dia, caso Mérito Desenvolvimento Imobiliário I FII e Planner não cumpram a determinação. A corretora e os administradores também estão sujeitos à responsabilização pelas infrações cometidas.

No comunicado, a CVM pede que investidores que recebam proposta de investimento do fundo e da corretora denunciem.