
A Black Friday está chegando para a alegria dos consumidores que esperam anualmente para comprar seus produtos desejados, pois a data é conhecida por oferecer descontos significativos, especialmente para itens de alto valor, como roupas, calçados e eletrônicos.
A maioria das promoções acontecem de forma online e, dessa forma, é importante ter cuidado na hora de comprar e não cair em golpes durante o dia de promoções.
De acordo com o economista-chefe do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo (Ibef-ES), Felipe Storch, os produtos mais desejados (como celulares, videogames e televisões) são os que ocorrem mais casos de “falsas promoções”. Além disso, há sites falsos e perfis em redes sociais que se passam por lojas conhecidas.
O economista também recomendou não comprar por impulso e desconfiar de ofertas “imperdíveis” com descontos muito acima da média.
“É muito importante não comprar em sites desconhecidos, especialmente via links recebidos por mensagem ou redes sociais. Sempre digite o endereço manualmente no navegador”, orienta.
Por fim, o economista, recomendou que o consumidor defina um orçamento máximo, faça uma lista de prioridades e espere algumas horas antes de finalizar a compra.
Veja abaixo algumas dicas importantes do economista para este período de ofertas.
Dicas para comprar com segurança
Compre apenas em sites oficiais e confiáveis
- Verifique se o site tem CNPJ, endereço físico e canais de atendimento claros.
- Evite links recebidos por mensagens, e-mails ou redes sociais.
Desconfie de ofertas “imperdíveis”
- Preços muito abaixo do mercado podem indicar fraude ou produto falsificado.
- Quando o desconto parece bom demais, provavelmente é golpe.
Prefira cartão virtual ou intermediários de pagamento
- Use cartões virtuais gerados no app do banco ou serviços como PayPal, Mercado Pago etc. Eles reduzem o risco de clonagem.
Evite fazer compras em Wi-Fi público
- Redes abertas (como de cafés, shoppings ou aeroportos) facilitam o roubo de dados.
Guarde todos os comprovantes
- Salve ou imprima comprovantes, e-mails e capturas de tela — eles servem como prova em caso de problema.
Acompanhe o pedido pelo site oficial
- Evite clicar em links de rastreio enviados por e-mail ou mensagem que não venham diretamente da loja.
Fique atento a cobranças indevidas
- Verifique faturas e notificações bancárias após a compra.
Evite clicar em links de promoções por e-mail ou redes sociais
- Golpistas criam sites falsos idênticos aos originais. Sempre digite o endereço do site manualmente no navegador.
Ative alertas de preço
- Ferramentas como Google Shopping, Zoom e Buscapé enviam notificações quando o produto desejado atinge o valor desejado.
O que fazer em caso de golpe
- Registre uma ocorrência policial (pode ser online).
- Entre em contato com o Procon da sua cidade.
- Avise seu banco ou operadora do cartão imediatamente
Confira dicas do Procon
- Verifique o endereço do site: ele deve começar com “https” e exibir o cadeado de segurança na barra de navegação.
- Pesquise a reputação da loja em sites como Reclame Aqui e nas redes sociais oficiais.
- Compare preços: use plataformas que mostram o histórico de valores e observe se o desconto é realmente vantajoso.
- Fique atento ao frete e prazo de entrega, que podem esconder custos abusivos.
- Evite redes Wi-Fi públicas e prefira cartões com autenticação de segurança ou carteiras digitais antifraude.