De acordo com estimativa do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), o Estado deve movimentar aproximadamente R$ 156,8 milhões em vendas para o Dia dos Pais.
O dado acompanha a projeção nacional da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima R$ 7,84 bilhões em vendas no Brasil, o maior volume desde 2012. A expectativa também é positiva para as contratações temporárias, que devem alcançar o melhor desempenho dos últimos 12 anos.
O cenário aponta para uma data sólida no calendário do varejo capixaba, impulsionada pela recuperação do emprego formal, crescimento da renda e com o índice de confiança das famílias acima dos 100 pontos, considerado satisfatório.
André Spalenza, coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES.
A projeção estadual considera a média histórica da participação capixaba nas vendas nacionais para a data, entre 1,98% e 2,15% nos últimos cinco anos. Essa proporção foi aplicada sobre a estimativa nacional para 2025, apontando para um patamar estável e promissor no Estado.
Roupas e calçados devem liderar venda
Ainda segundo o levantamento do Connect Fecomércio-ES, os presentes tradicionais ganham força neste Dia dos Pais.
Roupas e calçados masculinos devem liderar a preferência dos consumidores, já que têm variações moderadas nos preços – como tênis (0,2%), roupa (3,22%) e sapato (3,42%) –, o que aponta um bom custo-benefício.
Itens de tecnologia, como televisores (-2,07%) e aparelhos telefônicos (-1,42%), também devem atrair os consumidores, favorecidos pela queda de preços e condições facilitadas de pagamento.
Outro produto que chama a atenção é o relógio de pulso, já que ele ficou 1,75% mais barato, levando em conta a inflação acumulada até junho, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O consumidor está mais cauteloso, mas ainda deseja presentear. A inflação mais baixa em categorias específicas ajuda a manter o ritmo de vendas. O lojista que oferecer bons preços, facilidade de pagamento, variedade de produtos e uma boa experiência de compra terá vantagem. Presença nos canais digitais também é um diferencial decisivo
André Spalenza.
Para o coordenador, esse cenário de preços tende a favorecer escolhas mais racionais, focadas em produtos tradicionais, de apelo amplo e com menor pressão inflacionária.
“A deflação em itens de tecnologia e acessórios pode incentivar compras parceladas, enquanto serviços e experiências encarecidos tendem a ser considerados apenas como complemento ao presente principal”, ressaltou.
Por outro lado, produtos e serviços que apresentaram alta de preços podem ter menor apelo. É o caso da alimentação fora do lar (5,5%) e das experiências culturais, como cinema e teatro, com alta de 11,99%, muito acima da média nacional.
Presença digital
A integração entre canais físicos e digitais segue como tendência para as compras também no Dia dos Pais, de acordo com o Connect Fecomércio-ES.
O comportamento digital – que mescla pesquisa on-line, compra presencial, cashback, entrega expressa e atendimento por aplicativos – tem ganhado ainda mais espaço. Segundo a CNC, esse movimento já consolidado impulsiona vendas e amplia o alcance das empresas.
Em datas comemorativas, o diferencial está em combinar conveniência, preço competitivo e canais diversificados de atendimento. A jornada de compra é cada vez mais híbrida
André Spalenza.