O mercado imobiliário capixaba enfrenta o desafio de se reinventar diante de transformações econômicas e sociais. E isso exige ações coordenadas entre setor público e iniciativa privada. Esse foi o tom na posse da nova diretoria da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES). A entidade passa à liderança do empresário Alexandre Schubert, especialista no segmento de polos logísticos, área em forte expansão no Estado.
Queremos fortalecer essa rede de forma colaborativa, garantindo que o setor seja parte ativa na construção das soluções urbanas que o Estado precisa.
Alexandre Schubert, presidente da Ademi-ES
“O setor imobiliário da construção tem um papel estratégico para o Espírito Santo. Mais de 50% dos lançamentos imobiliários estão concentrados na região da Grande Vitória. Precisamos ampliar o olhar sobre esse desafio e conduzir políticas públicas que integrem o desenvolvimento urbano com segurança jurídica”, disse o vice-governador Ricardo Ferraço durante a cerimônia de posse do novo presidente da Ademi-ES.
Para a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, os próximos anos exigirão atenção redobrada ao planejamento urbano. Nesse sentido, a Ademi-ES tem papel essencial ao pensar, junto com o poder público, em estratégias e soluções para as cidades.
“O principal desafio é a reforma tributária, que afeta cidades com perfil de consumo reduzido, como Vitória. Estamos revisando o Plano Diretor Municipal e investindo em áreas como o Canal de Camburi e o Centro da cidade. Ou seja, temos como objetivo integrar iniciativas, ampliar concessões e criar um ambiente ético, com regras claras para o setor privado”, afirmou.
Samorini também ressaltou a importância de manter a estabilidade jurídica como condição essencial para atrair novos investimentos.
Ademi-ES pauta Inovação no mercado imobiliário
A posse de Alexandre Schubert na presidência da Ademi-ES reflete o avanço de novos segmentos dentro do mercado imobiliário capixaba, como os empreendimentos voltados à logística e à ocupação planejada de áreas estratégicas.
Engenheiro civil pela UFES e com pós-graduação em Gestão Econômica de Incorporações pela USP, Schubert é sócio-diretor da VTO Polos Empresariais. Do mesmo modo ele participa da Ademi-ES desde 2019. Schubert assume o cargo com o compromisso de dar continuidade ao trabalho da gestão anterior e implementar novas ações voltadas à inovação e à ampliação da cadeia imobiliária.
O novo presidente terá como foco, ainda, a articulação entre loteadoras, escritórios de arquitetura, incorporadoras, construtoras, imobiliárias, administradoras de condomínio, advogados e consultores.
A nova diretoria da Ademi-ES, que comandará a entidade no biênio 2025-2027, é composta por nomes do setor produtivo que representam diferentes regiões e segmentos do mercado. O grupo atuará em um momento marcado por mudanças estruturais, como a revisão de legislações urbanísticas e o fortalecimento da presença da iniciativa privada em projetos estratégicos para o desenvolvimento urbano sustentável.