A Ecovias 101, concessionária responsável pela BR-101 no Espírito Santo, anunciou duplicação de mais 13 quilômetros da BR no Sul do Espírito Santo. A ordem de serviço foi assinada nesta sexta-feira (27).
As obras serão realizadas entre os quilômetros 357 e 373, entre os municípios de Alfredo Chaves e Iconha, com exceção dos quilômetros 363, 364 e 365, que já foram duplicados.
De acordo com a concessionária, o novo trecho receberá investimentos de cerca de R$ 170 milhões, e será interligado ao Contorno de Iconha, formando um corredor contínuo em pista duplicada desde a Grande Vitória.
Obras devem começar em 30 dias
Ainda segundo a concessionária, a previsão é que os trabalhos comecem 30 dias após a assinatura da ordem de serviço e devem ser concluídas em um ano. A duplicação já faz parte do novo contrato de concessão da rodovia,
“De acordo com o cronograma da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a assinatura do aditivo ocorrerá em 29 de agosto, mas nós não queremos esperar. Vamos adiantar as obras previstas no novo contrato para dar celeridade aos processos”, disse o Roberto Amorim Junior, diretor-superintendente da Ecovias 101.
Expectativa é abrir 200 vagas de emprego
A Ecovias informou que a expectativa é que as obras gerem cerca de 200 empregos diretos e indiretos, além da construção de uma nova ponte sobre o rio Itaperoama, no quilômetro 367.
Também haverá reforço e alargamento da ponte já existente e serão construídos viadutos na interseção em desnível no quilômetro 370, que serão executados no topo de aterros com contenção.
“O novo dispositivo permitirá que veículos que acessam a rodovia ES 375 e as praias de Piúma transitem pelas vias laterais e cruzem a rodovia sobre os viadutos sem interferência com a pista, enquanto os usuários seguem viagem pela BR-101. É uma solução moderna e que trará mais segurança e fluidez ao tráfego”, detalha Daniel Pereira, gerente de Engenharia da Ecovias 101.
A pista duplicada será feita com asfalto borracha, que possui em sua composição o pó de borracha de pneu reciclado, garantindo mais aderência dos pneus dos veículos. Também será utilizado nas camadas de base e sub-base o fresado e um coproduto siderúrgico para estabilização do solo, tudo isso para garantir uma estrutura de pavimento mais sustentável e com maior durabilidade.