Economia

Feira da Acaps tem xampu com cheiro de doce de leite e farinhas especiais para pastel e bolos

Acaps Trade Show tem colab entre marcas de cosméticos e alimentos, novidades para produzir bolos e novos sorvetes. Evento foi aberto com palestra de Leandro Karnal

Leitura: 6 Minutos
Lançamentos na Acaps Trade Show
Lançamentos na Acaps Trade Show. Montagem Folha Vitória

Imagina só um xampu com cheiro de doce de leite? Dá vontade até de comer. Essa é uma das novidades da Acaps Trade Show 2025, maior evento do varejo capixaba, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, até esta quinta-feira (18). Dentre os lançamentos do evento estão picolé dos Smurfs e novos produtos para fazer pastel e bolos.

A indústria de cosméticos Haskell firmou colaboração com a tradicional Viçosa, referência nacional em doce de leite. O resultado foi o lançamento de produtos de beleza para cabelos e rosto com fragrância exclusiva. A proposta alia cuidado pessoal e memória afetiva, aproximando o universo da perfumaria ao setor alimentício.

Segundo o distribuidor da Haskell no Espírito Santo, Victor Carneiro, a aceitação superou todas as expectativas da indústria. Ele destacou que os produtos praticamente esgotaram na fábrica, refletindo o interesse imediato dos consumidores. A Haskell, já conhecida em perfumarias e farmácias, e agora mira também supermercados. A novidade posiciona a empresa entre as mais inovadoras do setor de cosméticos no país.

Linha de cosméticos de doce de leite da Haskell com a Viçosa
Linha de cosméticos de doce de leite da Haskell com a Viçosa. Foto: Edu Kopernick/Folha Vitória

O mercado capixaba tem mostrado receptividade para cosméticos premium disponíveis em supermercados. Redes locais como Carone, Casagrande, Perim e Oriundi já estão inserindo a linha em seus catálogos.

A aposta é atender clientes que buscam conveniência ao unir compras de rotina a produtos de beleza. Para Victor Carneiro, o mercado do Espírito Santo é promissor para a nova linha.

“O lançamento reforça o potencial do Espírito Santo como espaço de testes para grandes tendências nacionais”, disse.

Novos produtos para bolos e pastel

Já no setor alimentício, a Buaiz Alimentos lançou novos produtos nas linhas de farinha de trigo, misturas para bolo e café. Entre os destaques, estão a Farinha Regina Pastel e a Pré-Massa Pão Crocante, voltadas para food service. A feira será palco também para os novos sabores da linha de misturas cremosas Regina. Os lançamentos reforçam a estratégia de diversificação e inovação da indústria capixaba.

Estande com lançamentos da Buaiz Alimentos na Acaps Trade Show
Estande com lançamentos da Buaiz Alimentos na Acaps Trade Show. Foto: Camilla Baptistin

Segundo Eduarda Buaiz, vice-presidente da companhia, o evento é estratégico para consolidar relações com clientes e consumidores.

Os lançamentos refletem pesquisa, inovação e atenção às tendências de consumo atuais. A gente aposta em soluções práticas para panificação, confeitaria e food service. Reforçamos valores de inovação, acessibilidade e proximidade com o consumidor.”

Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos

Novidades em sorvetes e picolés

Já no estande do Grupo Lamoia, os visitantes podem conhecer de perto os novos sorvetes de pote da Paletitas, disponíveis nos sabores Paletito, Pistache e Snack, em embalagens de 500 ml, e Leitinho com Morango e Doce de Leite, em embalagens de 1,5 L. Já pela marca Luigi, o destaque fica por conta da linha Luigi Dueto, com potes de 1,5 L nos novos sabores Uva com Chantilly e Abacaxi com Coco Zero Lactose.

Picolé dos Smurfs é novidade do Grupo Lamoia
Picolé dos Smurfs é novidade do Grupo Lamoia. Foto: Grupo Lamoia/Divulgação

Outro atrativo é a linha Smurfs, desenvolvida em parceria com a franquia global. Entre as novidades estão o picolé sabor blueberry com recheio de marshmallow, zero lactose, cuja embalagem acompanha tatuagens temporárias, e o divertido sorvete em formato tube “Smurfs Up”.

Vale destacar que o grupo adquiriu máquinas de última geração capazes de produzir sorvetes com até seis camadas horizontais, ampliando a capacidade de criação de produtos de alto padrão para o mercado brasileiro.

Estamos instalando em Piúma equipamentos de última geração que irão proporcionar avanços do grupo, do ponto de vista de inovação e crescimento. Essas aquisições atendem nossas diferentes marcas, tornando-as ainda mais competitivas. Estamos crescendo em pontos de vendas e chegando em novas regiões, e esses investimentos só nos fortalecem.”

Wanderson Lamoia, presidente do Grupo Lamoia

Leandro Karnal fala de ética nos negócios

O primeiro dia de Acaps Trade Show 2025 reuniu empresários do setor supermercadista, autoridades e representantes de instituições parceiras. Além disso, o palestrante Leandro Karnal fez a abertura com sua palestra “Recriar, Reinventar ou Desaparecer”, em que falou de ética na sobrevivência dos negócios.

Leandro Karnal fala sobre ética na Acaps Trade Show
Leandro Karnal fala sobre ética na Acaps Trade Show. Foto: Acaps Trade Show/Divulgação

Para um auditório lotado, Leandro compartilhou ensinamentos sobre a necessidade de acompanhar as mudanças.

“O progresso tecnológico é como uma locomotiva. Ou você acompanha ou será atropelado por ela. A sociedade sempre será dominada por pessoas que dominam a tecnologia. Mas precisamos ter em mente que o protagonismo humano nenhuma inteligência artificial pode fazer por você”, destacou o palestrante.

Para Karnal, a ética é a grande sustentabilidade de um negócio.

A ética deve ser pensada como sobrevivência. Não é possível enganar todas as pessoas durante todo o tempo. Lembrando ainda que temos a pequena ética. Devemos multiplicar palavras como ‘bom dia’, ‘com licença’, ‘por favor’ e ‘obrigada’. Isso é importante para não transformar colaborador em sabotador.”

Leandro Karnal, palestrante

Feira reúne mais de 200 empresas expositoras

Mais de 200 empresas expositoras participam desta edição, apresentando novidades em produtos e serviços para o varejo.

O evento é considerado a maior feira e congresso varejista do Espírito Santo. Foto: Edu Kopernick/Folha Vitória

Além da exposição, o evento conta com uma programação de palestras, oficinas técnicas e painéis para a capacitação dos colaboradores de supermercados, padarias, hotéis e restaurantes. Por fim, a expectativa é que o evento movimente um volume de negócios superior a R$ 1 bilhão e tenha um público visitante de mais de 22 mil pessoas em três dias.

O presidente da Acaps, João Tarcicio Falqueto, destacou a importância do setor para a economia capixaba.

“O setor gera mais de 60 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, com um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Com muito trabalho e dedicação, representamos, defendemos e promovemos a capacitação dos profissionais do ramo supermercadista”, afirmou.

Edu Kopernick

Editor de Economia

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Edu Kopernick é jornalista formado na Faesa, especialista em Comunicação Organizacional pela Gama Filho, com experiência em reportagens especiais para veículos nacionais e séries sobre economia do Espírito Santo. Já teve passagens pelos principais veículos de TV, rádio e webjornalismo do Estado. É editor de Economia do Folha Vitória desde 2024, apresentador de TV e host do videocast ValorES.

Erika Santos, editora-executiva do Folha Vitória
Erika Santos

Editora-executiva

Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.

Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), com MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa.