Imagina só um xampu com cheiro de doce de leite? Dá vontade até de comer. Essa é uma das novidades da Acaps Trade Show 2025, maior evento do varejo capixaba, que acontece no Pavilhão de Carapina, na Serra, até esta quinta-feira (18). Dentre os lançamentos do evento estão picolé dos Smurfs e novos produtos para fazer pastel e bolos.
A indústria de cosméticos Haskell firmou colaboração com a tradicional Viçosa, referência nacional em doce de leite. O resultado foi o lançamento de produtos de beleza para cabelos e rosto com fragrância exclusiva. A proposta alia cuidado pessoal e memória afetiva, aproximando o universo da perfumaria ao setor alimentício.
Segundo o distribuidor da Haskell no Espírito Santo, Victor Carneiro, a aceitação superou todas as expectativas da indústria. Ele destacou que os produtos praticamente esgotaram na fábrica, refletindo o interesse imediato dos consumidores. A Haskell, já conhecida em perfumarias e farmácias, e agora mira também supermercados. A novidade posiciona a empresa entre as mais inovadoras do setor de cosméticos no país.
O mercado capixaba tem mostrado receptividade para cosméticos premium disponíveis em supermercados. Redes locais como Carone, Casagrande, Perim e Oriundi já estão inserindo a linha em seus catálogos.
A aposta é atender clientes que buscam conveniência ao unir compras de rotina a produtos de beleza. Para Victor Carneiro, o mercado do Espírito Santo é promissor para a nova linha.
“O lançamento reforça o potencial do Espírito Santo como espaço de testes para grandes tendências nacionais”, disse.
Novos produtos para bolos e pastel
Já no setor alimentício, a Buaiz Alimentos lançou novos produtos nas linhas de farinha de trigo, misturas para bolo e café. Entre os destaques, estão a Farinha Regina Pastel e a Pré-Massa Pão Crocante, voltadas para food service. A feira será palco também para os novos sabores da linha de misturas cremosas Regina. Os lançamentos reforçam a estratégia de diversificação e inovação da indústria capixaba.
Segundo Eduarda Buaiz, vice-presidente da companhia, o evento é estratégico para consolidar relações com clientes e consumidores.
Os lançamentos refletem pesquisa, inovação e atenção às tendências de consumo atuais. A gente aposta em soluções práticas para panificação, confeitaria e food service. Reforçamos valores de inovação, acessibilidade e proximidade com o consumidor.”
Eduarda Buaiz, vice-presidente da Buaiz Alimentos
Novidades em sorvetes e picolés
Já no estande do Grupo Lamoia, os visitantes podem conhecer de perto os novos sorvetes de pote da Paletitas, disponíveis nos sabores Paletito, Pistache e Snack, em embalagens de 500 ml, e Leitinho com Morango e Doce de Leite, em embalagens de 1,5 L. Já pela marca Luigi, o destaque fica por conta da linha Luigi Dueto, com potes de 1,5 L nos novos sabores Uva com Chantilly e Abacaxi com Coco Zero Lactose.
Outro atrativo é a linha Smurfs, desenvolvida em parceria com a franquia global. Entre as novidades estão o picolé sabor blueberry com recheio de marshmallow, zero lactose, cuja embalagem acompanha tatuagens temporárias, e o divertido sorvete em formato tube “Smurfs Up”.
Vale destacar que o grupo adquiriu máquinas de última geração capazes de produzir sorvetes com até seis camadas horizontais, ampliando a capacidade de criação de produtos de alto padrão para o mercado brasileiro.
Estamos instalando em Piúma equipamentos de última geração que irão proporcionar avanços do grupo, do ponto de vista de inovação e crescimento. Essas aquisições atendem nossas diferentes marcas, tornando-as ainda mais competitivas. Estamos crescendo em pontos de vendas e chegando em novas regiões, e esses investimentos só nos fortalecem.”
Wanderson Lamoia, presidente do Grupo Lamoia
Leandro Karnal fala de ética nos negócios
O primeiro dia de Acaps Trade Show 2025 reuniu empresários do setor supermercadista, autoridades e representantes de instituições parceiras. Além disso, o palestrante Leandro Karnal fez a abertura com sua palestra “Recriar, Reinventar ou Desaparecer”, em que falou de ética na sobrevivência dos negócios.
Para um auditório lotado, Leandro compartilhou ensinamentos sobre a necessidade de acompanhar as mudanças.
“O progresso tecnológico é como uma locomotiva. Ou você acompanha ou será atropelado por ela. A sociedade sempre será dominada por pessoas que dominam a tecnologia. Mas precisamos ter em mente que o protagonismo humano nenhuma inteligência artificial pode fazer por você”, destacou o palestrante.
Para Karnal, a ética é a grande sustentabilidade de um negócio.
A ética deve ser pensada como sobrevivência. Não é possível enganar todas as pessoas durante todo o tempo. Lembrando ainda que temos a pequena ética. Devemos multiplicar palavras como ‘bom dia’, ‘com licença’, ‘por favor’ e ‘obrigada’. Isso é importante para não transformar colaborador em sabotador.”
Leandro Karnal, palestrante
Feira reúne mais de 200 empresas expositoras
Mais de 200 empresas expositoras participam desta edição, apresentando novidades em produtos e serviços para o varejo.
Além da exposição, o evento conta com uma programação de palestras, oficinas técnicas e painéis para a capacitação dos colaboradores de supermercados, padarias, hotéis e restaurantes. Por fim, a expectativa é que o evento movimente um volume de negócios superior a R$ 1 bilhão e tenha um público visitante de mais de 22 mil pessoas em três dias.
O presidente da Acaps, João Tarcicio Falqueto, destacou a importância do setor para a economia capixaba.
“O setor gera mais de 60 mil empregos diretos e 120 mil indiretos, com um faturamento anual de R$ 25 bilhões. Com muito trabalho e dedicação, representamos, defendemos e promovemos a capacitação dos profissionais do ramo supermercadista”, afirmou.