Economia

Festival faz debate sobre igualdade entre os gêneros

Festival faz debate sobre igualdade entre os gêneros Festival faz debate sobre igualdade entre os gêneros Festival faz debate sobre igualdade entre os gêneros Festival faz debate sobre igualdade entre os gêneros

Cannes – Um poderoso trio de mulheres – a respeitada publicitária Madonna Badger, Tina Brown, que comanda sua própria empresa de mídia, e Sheryl Sandberg, uma das principais executivas do Facebook – subiu ao palco do Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade para voltar a um tema que tem sido destaque no evento: a igualdade de oportunidades entre os gêneros. Elas destacaram que, apesar do aumento no debate sobre o assunto, os resultados práticos ainda custam a aparecer na realidade da economia.

Embora dentro de Cannes Lions a questão tenha evoluído – em cinco anos, a participação feminina nos júris mais do que dobrou, atingindo 43% em 2017 -, o debate ainda tem muito espaço a ganhar dentro das agências e empresas. As mulheres são só 27% dos diretores de criação, 13% dos diretores de marketing e ocupam só 9% das posições executivas da área comercial. Além disso, elas continuam a ganhar, em média, salários 20% mais baixos do que os dos homens.

Ao lado do vice-presidente global de marketing da Procter & Gamble, Mark Pritchard, Sandberg, Badger e Brown subiram ao palco para mostrar que os estereótipos em relação às Mulheres precisam ser combatidos tanto nas campanhas publicitárias quanto no dia a dia.

Badger mostrou uma série de comerciais que tratam as mulheres como objeto e lembrou que a indústria da propaganda contribui para a criação de uma imagem feminina inatingível para a maioria das pessoas. “As crianças são o público mais exposto à publicidade. E, nos Estados Unidos, 80% das meninas de 11 anos dizem preferir ter câncer a serem gordas.”

Para Tina Brown, que foi editora-chefe da Vanity Fair e hoje mantém uma companhia de mídia que leva seu nome, a imprensa também tem um papel no combate de estereótipos. Na Inglaterra, o tabloide Daily Mail publicou em sua capa uma reportagem sobre as pernas de Nicola Sturgeon e Theresa May – respectivamente, primeiras-ministras da Escócia e da Inglaterra. “O mais impressionante é que esse artigo foi escrito por uma mulher”, disse Brown.

Já Sheryl Sandberg, vice-presidente de operações do Facebook, lembrou que as mulheres deixaram de ganhar espaço no mundo profissional – ao longo dos últimos dez anos, disse ela, a questão ficou estagnada. “Do total de presidentes das 500 maiores empresas da revista Forbes, nos Estados Unidos, apenas 5% são mulheres.”

Movimento. A Unilever lançou o movimento “Un-Stereotype” durante o Cannes Lions, angariando uma série de outras empresas – entre elas a sua principal concorrente, a P&G – ao redor do combate aos estereótipos de gênero. Segundo a vice-presidente executiva global de marketing da Unilever, a brasileira Aline Santos, trata-se de um trabalho de longo prazo da gigante global, com apoio do braço da ONU voltado às questões de gênero, a UN Women.