Economia

Governo Lula deve lançar programa "Gás para Todos" em agosto

Iniciativa prevê entregas de botijões de gás de cozinha e mira 17 milhões de famílias de baixa renda, em substituição ao "Auxílio Gás"

Leitura: 2 Minutos
Gás de cozinha (Foto/Reprodução: Freepik)
A avaliação é que a troca de verba por botijões de gás deixa a política pública mais precisa. Foto/Reprodução: Freepik

O governo Lula deve publicar na primeira quinzena de agosto uma medida provisória para lançar o programa social “Gás para Todos”. A iniciativa prevê entregas periódicas de botijões de gás de cozinha para cerca de 17 milhões de famílias de baixa renda.

O programa está em análise na Casa Civil da Presidência e já recebeu aval dos técnicos do Ministério de Minas e Energia. A iniciativa entrará em vigor assim que a medida provisória for publicada. Além disso, medida precisará passar pela aprovação do Congresso em até quatro meses para seguir em vigor.

Segundo os planos do governo, o “Gás para Todos” substituirá o “Auxílio Gás”, que repassa dinheiro a famílias de baixa renda. A avaliação é que a troca de verba por botijões de gás deixa a política pública mais precisa. Está previsto o uso de cartões da Caixa Econômica Federal para a retirada de botijões pelos beneficiários.

Em maio, o presidente Lula (PT) afirmou publicamente que a iniciativa auxiliaria 22 milhões de famílias. O número de beneficiados, contudo, é menor, de 17 milhões de famílias, como mostrou a Coluna do Estadão.

Vamos fazer com que o gás chegue barato. As pessoas que estão no Cadúnico não vão precisar nem pagar. Vão ser aproximadamente 22 milhões de famílias beneficiadas, afirmou Lula.