Economia

Grupo capixaba confirma parceria na operação mundial de café em cápsula

A empresa, com sede em Vitória, é controladora da Realcafé Solúvel do Brasil (“Realcafé”), com fábricas em Viana, no estado de Espírito Santo

Grupo capixaba confirma parceria na operação mundial de café em cápsula Grupo capixaba confirma parceria na operação mundial de café em cápsula Grupo capixaba confirma parceria na operação mundial de café em cápsula Grupo capixaba confirma parceria na operação mundial de café em cápsula
O empresário Sérgio Tristão diz que haverá um esforço para inserir o produtor rural do Espírito Santo no processo de desenvolvimento de café de qualidade do tipo expresso. Foto: Divulgação

O Grupo capixaba Tristão Cia confirmou, nesta segunda-feira, uma parceria para entrar no mercado de café em cápsula. A empresa entra como sócia da Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos e cerveja da América Latina e terceiro do mundo e que recentemente adquiriu a Mocoffee. A Mocoffee foi recentemente comprada pela Wine.com.br e passou a ser a sua marca de produtos de café em cápsula tipo expresso. A Mocoffee agora terá como sócios controladores a Tristão e a Wine.com.br 

Com este movimento a Wine.com.br, que tem como sócio principal a e.Bricks Digital, dá seguimento à estratégia de popularizar a comercialização não só de café como de vinhos e cervejas, criando sinergias operacionais e aproveitando todo o conhecimento adquirido em suas plataformas digitais de e-commerce.

A Tristão aportará ao negócio de café em cápsula a sua experiência, o conhecimento no negócio, além de capital e as instalações fabris do novo empreendimento.  O objetivo, no longo prazo, é contribuir para uma renovação do parque industrial do Espírito Santo e tornar o Estado e o país referências em alta tecnologia de produção de café em cápsulas no país e no exterior. 

A MocoffeeTM é a marca da Wine.com.br que opera mundialmente no segmento de café em cápsula. A tecnologia suíça foi criada por Eric Favre (o inventor do sistema de café em cápsula) para oferecer soluções práticas de café tipo expresso para consumidores domésticos e mercado B2B. A linha de produtos é formada por diversos tipos de blend (combinação de sabores) e máquinas de café que funcionam exclusivamente com as cápsulas da marca. A Mocoffee tem sedes em Zurique, Suíça, e Serra, no Espírito Santo. 

A Tristão é uma das mais tradicionais corporações do segmento do café do Brasil, tendo completado este ano 80 anos de existência. Ocupa há 55 anos uma posição de destaque na padronização, comercialização e exportação de cafés brasileiros para mais de 40 países dos cinco continentes (80% de suas vendas têm como destino o mercado internacional). 

A empresa, com sede em Vitória, é controladora da Realcafé Solúvel do Brasil (“Realcafé”), com fábricas em Viana. Estas empresas fazem parte do Grupo Tristão, que tem diversas empresas no Brasil e exterior na área de café. A Realcafé é uma das maiores empresas processadoras de café do Brasil, sendo responsável pelo processamento de aproximadamente 400 mil sacas/ano de café tipo conilon (“Robusta”), industrializando café tipo solúvel e torrado moído. O Espírito Santo é o maior estado produtor de café conilon do Brasil e o segundo do mundo (perde apenas para um país, o Vietnã).

Rogério Salume, CEO da Wine.com.br, e Sérgio Tristão, CEO da Tristão e da Realcafé, o negócio reúne players com capacidades complementares para desenvolver a Mocofee no Brasil e no mundo.

“É uma honra ter um acionista tão focado no negócio como a Tristão em um momento em que a Wine.com.br entra em fase importante da construção de sua marca de café em cápsulas no Brasil e no mundo. Não tenho dúvida que o Grupo aportará seu enorme conhecimento, histórico e know-how no mercado de café ao nosso negócio, enquanto a Wine.com.br entrará com a sua capacidade de atuar no segmento de e-commerce que a fez líder do mercado brasileiro de vinhos”, disse Rogério Salume.

Segundo Sérgio Tristão, Ceo da Realcafé, o Brasil, que é o maior produtor e exportador de café em grãos do mundo, não tem tradição na pesquisa, produção e exportação de café com valor agregado, ou seja, com marca e tecnologia de produção. “Esperamos que a nova operação de café da marca Mocoffee ajude a criar uma série de oportunidades para o desenvolvimento, a diversificação da economia local e estadual e a capacitação de mão de obra altamente especializada e qualificada, com a geração de empregos diretos e indiretos, dentro de uma visão sustentável econômica e ambiental. Haverá um esforço para inserir ainda mais o produtor rural do Espírito Santo no processo de desenvolvimento de café de qualidade do tipo expresso”, disse .