Economia

Grupo Ultra investe em varejo para reforçar rede de postos

Grupo Ultra investe em varejo para reforçar rede de postos Grupo Ultra investe em varejo para reforçar rede de postos Grupo Ultra investe em varejo para reforçar rede de postos Grupo Ultra investe em varejo para reforçar rede de postos

São Paulo – A rede de postos Ipiranga é uma peça fundamental para o Grupo Ultra, já que o negócio de combustíveis representa cerca de 85% de seu faturamento, que foi de R$ 75,6 bilhões no ano passado. Uma das estratégias do grupo para engordar ainda mais o retorno de sua rede de distribuição de combustíveis é agregar serviços aos seus mais de 7 mil postos em todo o Brasil.

Na prática, isso significa usar as redes de lojas de conveniência AM/PM, o serviço de troca de óleo Jet Oil, o programa de fidelidade KM de Vantagem e o Connect Car – sistema pré-pago para pedágios e estacionamentos que concorre com o líder deste mercado, o Sem Parar – para atrair público. Diante das diferentes possibilidade de serviço disponíveis em seus pontos de venda, foi criado o slogan de marketing da rede: “Passa lá no posto Ipiranga”.

No fim de 2013, a empresa pagou R$ 1 bilhão pela rede de farmácias paraense Extrafarma e pretende expandir os pontos em seus postos – um processo que ainda está sendo formatado. Um dos entraves para a abertura de drogarias nos postos é o fato de que são os Estados, e não o governo federal, que definem o que pode ser vendido nesses estabelecimentos e onde eles podem ser abertos.

Outro desafio da empresa é o fato de que tanto os postos de combustível quanto as lojas AM/PM são operados por parceiros. A modernização dos postos, com a instalação de lojas de conveniência de melhor qualidade – com serviço de panificação, por exemplo – e da inclusão de outros serviços além da venda de combustíveis depende da capacidade do grupo de convencê-los de que o investimento vale a pena. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.