Foto: Freepik
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*Artigo escrito por Aylton Dadalto, vereador de Vitória, advogado e membro do Comitê Qualificado de Conteúdo de ESG do Ibef-ES

Transparência e sustentabilidade deixaram de ser apenas conceitos teóricos para se tornarem diretrizes práticas essenciais na gestão pública e privada. Esses valores estão associados à ética, à responsabilidade social e ambiental e à clareza nas ações e comunicações institucionais.

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Para que se consolidem no ambiente organizacional, há a necessidade adotar modelos de gestão estruturados, que integrem práticas consistentes com valores humanos e operacionais.

O contexto atual impõe a necessidade de revisão de práticas tradicionais e adoção de abordagens mais eficazes.

Um dos principais desafios ocorre internamente, refletindo a complexidade de transformar processos arraigados, enfrentar resistências culturais e superar falhas na comunicação organizacional.

Trata-se de uma mudança que exige tanto ajustes estruturais quanto alinhamento entre princípios institucionais e condutas individuais.

De acordo com o relatório Global Human Capital Trends 2024, elaborado pela Deloitte com base na opinião de 14.000 líderes em 95 países, a qualidade da liderança é apontada como o principal fator de sucesso das organizações.

Em um cenário cada vez mais impactado pela transformação digital, as habilidades humanas, como a capacidade de comunicação, tornaram-se diferenciais estratégicos para o fortalecimento da cultura organizacional.

A comunicação na gestão

A comunicação, nesse contexto, assume papel central na construção de uma gestão transparente e sustentável. Quando utilizada de forma estruturada, contribui diretamente para o engajamento das equipes, a definição clara de responsabilidades e a criação de um ambiente colaborativo.

Além disso, ambientes que valorizam a comunicação promovem maior alinhamento entre colaboradores e lideranças, aumentando a produtividade e a eficiência dos processos.

Além do fortalecimento interno, a comunicação transparente amplia a confiança junto a públicos externos, como clientes, parceiros e demais stakeholders. A clareza nas mensagens institucionais favorece o entendimento das decisões e políticas adotadas, reduz conflitos e fortalece a imagem e a reputação da organização.

A consolidação de uma gestão baseada em comunicação estratégica, transparência e sustentabilidade demanda liderança comprometida, planejamento contínuo e o envolvimento ativo de todos os setores.

Por fim, ao alinhar valores, processos e práticas, as organizações se tornam mais resilientes, social e ambientalmente responsáveis, e aptas a gerar valor consistente e duradouro para a sociedade.

Este texto expressa a opinião do autor e não traduz, necessariamente, a opinião do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças do Espírito Santo.

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