Economia

Indexação provocará aumento forte em alguns itens do IPCA em 2016, diz IBGE

Indexação provocará aumento forte em alguns itens do IPCA em 2016, diz IBGE Indexação provocará aumento forte em alguns itens do IPCA em 2016, diz IBGE Indexação provocará aumento forte em alguns itens do IPCA em 2016, diz IBGE Indexação provocará aumento forte em alguns itens do IPCA em 2016, diz IBGE

Rio – O reajuste de contratos indexados à inflação levará a novos aumentos expressivos em 2016 de itens que integram a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), lembrou nesta quarta-feira, 9, a coordenadora de Índices de Preços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Eulina Nunes dos Santos.

O IPCA acumulado em 12 meses chegou a dois dígitos em novembro: 10,48%. “A gente tem vários itens que são reajustados por contrato, como plano de saúde. Então isso vai provocar aumento forte em alguns itens no ano seguinte”, confirmou Eulina.

A coordenadora do indicador reconheceu que há uma questão psicológica que induz a aumentos espalhados de produtos e serviços em um cenário de inflação alta. No entanto, ela afirma que o quadro atual não é comparável à época da hiperinflação.

“Ainda está muito longe de comparar à hiperinflação, porque naquela época não havia parâmetro de preços. Aumentava várias vezes por dia. Você não conseguia nem explicar de onde vinha a inflação. Agora a gente domina os resultados, a gente sabe o que está acontecendo”, explicou.