Economia

Meirelles prevê que PIB do 2º trimestre deve vir próximo de zero ou negativo

A previsão de crescimento menor do PIB oficial no segundo trimestre deve-se ao fato de o produto ter crescido muito ao longo dos primeiros três meses, segundo o ministro da Fazenda

Meirelles prevê que PIB do 2º trimestre deve vir próximo de zero ou negativo Meirelles prevê que PIB do 2º trimestre deve vir próximo de zero ou negativo Meirelles prevê que PIB do 2º trimestre deve vir próximo de zero ou negativo Meirelles prevê que PIB do 2º trimestre deve vir próximo de zero ou negativo
Meirelles prevê que PIB do 2º trimestre deve vir próximo de zero ou negativo

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse nesta quinta-feira (17) que a alta de 0,25% da economia em junho ante maio, segundo o Índice de Atividade do Banco Central (IBC-Br) é um dado a ser comemorado porque se soma a uma outra gama de indicadores antecedentes e coincidentes da economia que mostram recuperação. Ainda assim, Meirelles adiantou que o Produto Interno Bruto (PIB) referente ao segundo trimestre, a ser divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 1º de setembro, deverá trazer uma taxa próxima de zero ou mesmo negativa.

Segundo o ministro, a previsão de crescimento menor do PIB oficial no segundo trimestre deve-se ao fato de o produto ter crescido muito ao longo dos primeiros três meses – a expansão foi de 1% – e também à diferença entre as metodologias de cálculo do BC e do IBGE.

“O que tenho para dizer é que os dados de serviços conjugados com os do varejo, criação de postos de trabalho na economia brasileira e conjugado finalmente com o IBC-Br mostram que o Brasil votou a crescer”, disse o ministro após reunião de cerca de uma hora e meia com os dirigentes do Grupo Abril, em São Paulo.

O ministro ressalvou, no entanto, que, como em todo processo de inflexão de uma economia que estava caindo, existe uma série de indicativos não homogêneos. “Por exemplo, o índice do BC, o IBC-Br, já é positivo no trimestre, mas o PIB pode ser um pouco mais baixo por um problema de ajuste, mas no geral a economia já está crescendo”, disse.