Jul 2021
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Jul 2021
10
Ricardo Frizera
MUNDO BUSINESS

porRicardo Frizera

Veja os principais destaques do Seminário de Inverno do ILA

Pioneira no processamento de pagamentos e maquininhas de cartão, a GetNet se tornou uma das maiores empresas de pagamentos da América Latina. Seu fundador José Renato Hopf contou um pouco da sua trajetória como empreendedor no Seminário de Inverno do Líderes do Amanhã.

A empresa ficou conhecida por inovar no mercado ao aceitar diversas bandeiras de cartão de crédito, e foi vendida para o Santander por U$ 1,1 bilhão.

Ao falar sobre sua trajetória, Hopf disse que sua primeira experiência empreendedora foi no Banrisul, um banco público do Rio Grande do Sul. Pensando como poderia usar a tecnologia para melhorar a experiência dos clientes do banco, ajudou o banco estatal a implementar mobile banking na época dos planos econômicos do Governo.

“Criei um projeto que tornou o primeiro banco a ter mobile banking e outras facilidades que aproveitamos hoje em dia. Chegaram até a me acusar de ser infiltrado do Itaú pra vender o Banrisul”, relembrou José Renato.

Em 2002, Hopf saiu do Banrisul e fundou seu negócio, a processadora de pagamentos GetNet e em pouco tempo, a empresa atingiu um grande volume de transações. Na época que a telefonia era arcaica no Brasil, José Renato digitalizou a recarga de telefone através das maquininhas e chegou a movimentar R$ 4 bilhões por ano nessa operação.

Com o crescimento da companhia, a GetNet foi adquirida pelo Santander em 2014 por US$ 1,1 bilhão, como forma de aumentar o poder de negociação da processadora de pagamentos com Visa e Mastercard. Assim, a GetNet foi a primeira fintech a se tornar unicórnio de forma orgânica na América Latina.

CLÁUDIO MANOEL

No painel sobre liberdade de expressão, a limitação do discurso tem crescido cada vez mais. Nesse contexto, Cláudio Manoel, ator, diretor e humorista que fez parte do Casseta & Planeta, contou como a internet aumentou a formação de nichos de humor. “Todo mundo agora é consumidor, mas também uma mídia”, disse ele em painel mediado por Luan Sperandio.

DENNYS XAVIER

O filósofo e professor Dennys Xavier abriu as programações do V Seminário de Inverno com uma aula sobre a importância da Filosofia e do pensamento crítico para a consolidação e disseminação das ideias de Liberdade que hoje pautam a missão do Instituto, abordando filósofos como Aristóteles, Ayn Rand, Platão e outros.

Vencedor do ILAx vai replicar apresentação no 9º Fórum Liberdade e Democracia

Na coluna Mundo Business desta quinta (08) falamos sobre o ILAx, competição de palestras no formato Ted Talks realizada no Seminário de Inverno do ILA. O Diretor de Formação do Instituto Líderes do Amanhã, Caio Ferola, falou com a coluna sobre a importância do evento e a forma como o vencedor será premiado.

“Em 2018, o Instituto Líderes do Amanhã criou o “ILAx”, que consiste na apresentação de palestras dinâmicas, no modelo TEDx, sobre cases de sucesso dos associados, sempre aliados aos nossos valores, que são: Liberdade, Economia de Mercado, Estado de Direito, Responsabilidade Individual e Propriedade Privada. O tema do ILAx desse ano foi “Ações que promovem a liberdade”, explicou Ferolla.

O diretor de formação do Líderes acrescentou que “os 6 associados selecionados, dentre os mais de 20 inscritos, passaram por uma intensa e árdua preparação, promovida pelo Comitê de Formação do Instituto, que durou aproximadamente 3 meses. O associado vencedor, Gabriel Feitosa (em votação feita com o público presente) foi premiado com a oportunidade de ter sua apresentação replicada na 9ª edição do Fórum Liberdade e Democracia de Vitória, que será realizado em novembro deste ano.”

Postado Agora

Interação entre os membros do ILA

“O Seminário de Inverno é um evento de associados para os associados, marcada por uma forte interação entre os membros do instituto. O ponto alto é o ILAx, onde são compartilhadas trajetórias que mostram o impacto do Líderes na vida dos apresentadores”, pontuou o presidente do Instituto Líderes do Amanhã, Márcio Zaganelli.

Postado Agora

Voluntariado para a preparação do Seminário de Inverno

“O evento dispôs de palestras e concurso de conteúdo além de momentos de integração como a Noite de Vinhos e os torneios esportivos. E para que tudo isso acontecesse, diversos associados se voluntariaram a contribuir no planejamento e na execução do evento que durou todo o fim de semana, atuando como mestre de cerimônia, mediadores, apresentadores, equipes de apoio e sombras de palestrantes, mostrando que o Líderes é realmente um instituto feito de associado para associado e que preza pelo nível de excelência nas suas entregas, com foco em conteúdo de qualidade e experiências únicas aos presentes”, escreveu Rachel Carminati, diretora do ILA, à coluna.

Postado Agora

Impacto positivo para os convidados

Lucas Mendonça, diretor do ILA também enviou seu comentário sobre o evento à coluna. “O evento gerou um impacto altamente positivo nos convidados, aumentando o engajamento dos associados presentes, que renovaram seu compromisso de empenho no ciclo de formação pessoal e dedicação à missão do Instituto. Nesse sentido, inclusive, os palestrantes nacionais presentes no evento e que ainda não conheciam o Líderes, como Dennys Xavier e José Renato Hopf, ressaltaram nunca ter visto em nenhuma instituição semelhante Brasil a fora tamanho nível de organização, engajamento e dedicação à missão da entidade, o que nos motiva a seguir na busca de alcançar nossa Visão de ser a referência brasileira na formação de jovens lideranças empresariais.”

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas