Economia

ONS mantém previsão de baixo volume de chuva no SE e Centro-Oeste

Redação Folha Vitória

São Paulo - A previsão de chuvas para a região Sudeste não apresentou melhorias no decorrer da última semana. Relatório preliminar elaborado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) elétrico aponta que a energia natural afluente (ENA) no subsistema Sudeste/Centro-Oeste deve encerrar o mês com o equivalente a 43% da média de longo termo (MLT). O número é inferior ao dado oficial de 44% projetado na sexta-feira, 16, para o mês de janeiro. É pior, também, do que a previsão inicial para o mês, que sugeria ENA equivalente a 90% da média histórica. O material oficial com estimativas do ONS para a próxima semana deve ser divulgado ainda hoje.

O mesmo relatório preliminar mostra que a percepção do ONS para o acumulado de janeiro não teve mudanças destacáveis em relação ao material divulgado uma semana atrás. A previsão de ENA da região Sul, por exemplo, estava em 222% da MLT na semana passada e hoje está em 213%, segundo o material preliminar, ainda sujeito a alterações. No caso da região Nordeste, o número foi ajustado de 27% da MLT na semana passada para atuais 26%. No Norte, a revisão foi de 63% para 62% da média.

Na comparação com as projeções iniciais para janeiro, os dados do ONS apontam chuvas mais fortes na região Sul, porém piora expressiva nas regiões Nordeste e Norte.

Os números detalhados por bacias mostram algumas situações preocupantes. A ENA prevista para a bacia do Jequitinhonha está em apenas 9% da MTL de janeiro. A Bacia do São Francisco tem ENA esperada para janeiro de apenas 25% da MLT. No início do mês, as previsões do ONS para as duas regiões indicavam ENA equivalente a 79% e 61% da média histórica, respectivamente.

Pontos moeda