Economia

Leilão de grãos de café reúne finalistas de concurso do 12º Concurso Nacional Abic

São quatro lotes de cafés arábica Natural e quatro de cafés Cereja Descascado, cada um dos lotes com seis sacas. Vão a leilão, ainda, três microlotes, com duas sacas cada

Redação Folha Vitória
O preço mínimo é de R$ 872,00 a saca de 60 kg Foto: Reprodução

São Paulo - O leilão dos 11 lotes finalistas do 12º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café começa nesta terça-feira, dia 12, e prossegue até a terça-feira da semana que vem (19). O preço mínimo é de R$ 872,00 a saca de 60 kg, 50% acima do fechamento da cotação da BM&FBovespa desta segunda-feira, 11.

São quatro lotes de cafés arábica Natural e quatro de cafés Cereja Descascado, cada um dos lotes com seis sacas. Vão a leilão, ainda, três microlotes, com duas sacas cada um. Todos esses cafés foram selecionados a partir dos certames estaduais realizados no Paraná, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Nesta 12ª edição do concurso da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), os lotes foram avaliados quanto à sustentabilidade das propriedades rurais e suas Boas Práticas de Produção e, de forma inédita, passaram pelo crivo dos júris populares nos cinco Estados participantes, incorporando a opinião dos consumidores nas notas finais desses cafés premiados.

O pregão é aberto a torrefações, cafeterias e pessoas jurídicas de todo o País, que deverão preencher a Ficha de Lance Comprador, na qual declaram o compromisso, por escrito, de adquirir os lotes pelos quais farão ofertas no leilão.

Os participantes poderão formar consórcios para adquirir os lotes finalistas, sem limitação de quantidade de empresas. Esse critério vale até para a aquisição mínima de uma saca. O resultado do leilão será divulgado dia 21 de janeiro, quando serão anunciadas as empresas campeãs desta 12ª edição do concurso, conforme os lances dados no pregão.

A Ficha de Lance Comprador está disponível no site da Abic. Após ser preenchida, a ficha deve ser enviada por e-mail, com assinatura digital, ou por correio, com assinatura original. Os lances poderão ser dados presencialmente, na sede da Abic, no Rio de Janeiro, ou via internet, para o e-mail [email protected], durante os dias do leilão, até às 17h do dia 19.

Pontos moeda