Economia

IPVA: é melhor pagar o imposto à vista ou parcelar?

Para a apuração do IPVA, é usado como base o valor médio de mercado do veículo terrestre, conforme a marca, o modelo, a espécie e o ano de fabricação

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Para começar 2019 com o orçamento equilibrado, especialistas recomendam planejamento para quitar o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) sem pagar juros e comprometer os valores que poderiam ser destinados a outras contas. 

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran), os proprietários de veículos automotivos emplacados no Espírito Santo já podem conferir o valor do imposto para o ano de 2019. 

De acordo com a pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a variação média dos preços de referência da base tributável do IPVA para 2019 foi de -3,31% em relação ao ano de 2018. 

No caso dos caminhões, a variação da base de cálculo chega a -5%, em comparação ao ano anterior. O índice é obtido analisando a variação dos preços de mercado dos veículos entre 2017 e 2018 e a composição da frota de veículos tributáveis do Estado.

Cálculo 

Para a apuração do IPVA, é usado como base o valor médio de mercado do veículo terrestre, conforme a marca, o modelo, a espécie e o ano de fabricação, considerando a respectiva alíquota. No Espírito Santo, a alíquota para carros de passeio e utilitários é de 2% sobre o valor do veículo. 

Já para motos, caminhões, micro-ônibus e ônibus, de 1%. Os percentuais aplicados no Espírito Santo estão entre os menores praticados em todo o País.

Vencimentos

Aqueles que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento terão 5% de desconto. Os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas. 

Planejamento

Para não passar aperto no começo do ano, o planejador financeiro Caco Santos recomenda que o pagamento do imposto seja incluído em um planejamento anual.  Ele sugere que quem tem o dinheiro usufrua do benefício do desconto concedido pelo Estado e pague em uma única parcela. 

Confira a tabela de vencimentos do IPVA 2019 para o Espírito Santo:

Foto: Divulgação

Parcelamento

Segundo a economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) Ione Amorim, ainda que pagar à vista seja benéfico, não é recomendado pegar um crédito pessoal para conseguir quitar o IPVA de uma vez. "Os juros praticados no atraso de um pagamento de imposto são bem inferiores aos praticados por qualquer instituição financeira", aponta.

Pontos moeda