Economia

LCA revê projeção do PIB em 2015 de crescimento zero para -1%

Redação Folha Vitória

São Paulo - A LCA Consultores revisou a projeção de desempenho do PIB brasileiro neste ano para queda de 1%, ante previsão anterior de crescimento zero. O cenário leva em conta um eventual racionamento de energia linear de 10% entre de maio e dezembro de 2015. De acordo com a consultoria, a revisão se dá diante do "acúmulo de incertezas internas".

Além da possibilidade de racionamento, o cenário leva em conta a "relevante" piora das contas externas e fiscais em 2014 e as dificuldades enfrentadas pelo governo no campo político, "que podem atrapalhar os ajustes na condução da política econômica". Na avaliação da LCA, esses elementos que poderão provocar forte volatilidade nos mercados domésticos, pesando sobre a confiança.

Outro fator, acrescenta a consultoria, é a "crescente" percepção de que a nota de crédito soberano do Brasil será rebaixada de grau de investimento para grau especulativo. Para a entidade, isso "poderá trazer ainda mais volatilidade aos mercados de ativos, dificultando o reequilíbrio das condições macroeconômicas e a retomada do crescimento no médio prazo".

"Diante do acúmulo de incertezas internas, nosso cenário base passou a antecipar uma retração de 1% para o PIB do Brasil em 2015", afirma a LCA. Para 2016, a perspectiva da consultoria "ainda é de recuperação". "Mas o crescimento no ano que vem deverá, na nossa avaliação, ficar limitado a 2%", prevê.

Pontos moeda