Economia

Levy diz, em nota, que retomada do crescimento virá com apoio do setor privado

Ministro explicou o arrocho fiscal adotado pelo governo, que incluiu o aumento de impostos e o corte de despesas trabalhistas propostas em medidas

Redação Folha Vitória
Joaquim Levy disse confiar em retomada do crescimento Foto: Estadão Conteúdo

Brasília - O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse, nesta quinta-feira, 14, que confia em uma retomada do crescimento econômico com "apoio da iniciativa privada". Por meio de nota divulgada após reunião que teve nesta tarde com representante do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Levy pediu apoio do setor. "O setor varejista brasileiro é um dos maiores do mundo. É o que mais emprega e com certeza pode ajudar muito a criar um ambiente melhor para ajudar a trazer mais investimentos e a retomada do crescimento da nossa economia", afirmou.

De acordo com a nota, o ministro explicou o arrocho fiscal adotado pelo governo, que incluiu o aumento de impostos e o corte de despesas propostas em medidas para mudar a concessão do seguro-desemprego, pensão por morte, entre outras medidas. "Vamos precisar do apoio de todos vocês do setor de varejo. E tenham a certeza de que a economia brasileira tem a capacidade de responder rápido a medidas de ajuste. Foi assim no passado e tenho certeza de que isso vai acontecer de novo", disse.

Em sua fala, Levy teria destacado o reequilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas como "indispensáveis" para o ambiente de negócios do País e a retomada da confiança empresarial. "Precisamos unir esforços", destacou.

Depois do encontro, a presidente do IDV, a empresária Luiza Trajano, da rede Magazine Luiza, reclamou da falta de confiança do consumidor como principal problema para o varejo. "A gente sabe que a onda de pessimismo só vai sair à medida que as coisas começarem a fazer acontecer", observou ela.

Pontos moeda