Carreiras e Profissões

Economia

Já que o ano de 2020 oficialmente começou, que tal saber quais profissões estão em alta?

Segundo especialista, as profissões que aparecem em alta em 2020 se destacam pela separação entre robô e humano

Breno Ribeiro

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Há quem diga que para o brasileiro o ano só começa depois do Carnaval. Passada a folia, diversas pessoas dedicam foco total em suas atividades profissionais e, em muitos casos, até buscam mudança de área e recolocação no mercado de trabalho.

Apesar de possuir um objetivo traçado, essas pessoas acabam esbarrando nas seguintes questões: "mas em que área devo me inserir?" ou "o que o mercado de trabalho busca?".

Segundo Neidy Christo, vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Espírito Santo (ABRH-ES), as profissões que aparecem em alta em 2020 se destacam pela separação entre robô e humano. 

"Profissões que trabalham com resolução de problemas complexos e com questões que aparecem de forma imprevista, por exemplo, são profissões muito demandadas. Áreas de gestão de pessoas, por exemplo, lidam com conflitos, com criatividade, empatia... Essas são áreas que estão e continuarão em alta. Obviamente aparecem nesse cenário áreas que têm ligação com a tecnologia, que também sempre estarão em alta", diz.

A gerente acadêmica da Faculdade Estácio de Vitória (FESV), Marisa Rocha, ressalta que o mercado de trabalho passa por um momento de transição. “A demanda maior nesse cenário é a busca por profissionais do setor de tecnologia. Porém, se espera destes profissionais habilidades de trabalhar em equipe, resolver conflitos ter resiliência e empatia. Tao importantes quanto as competências técnicas são as competências atitudinais no mundo do trabalho contemporâneo”, afirma.

Foto: Divulgação

Gerente acadêmica da Estácio de Vitória fala da transição do mercado

A rede social profissional Linkedin fez um estudo que detalha as 15 principais profissões mais procuradas para 2020 no Brasil. O levantamento mostra que as profissões relacionadas aos setores de tecnologia da informação (TI) e internet devem predominar no mercado de trabalho.

Segundo Zirlene Effgen, coordenadora dos cursos de Tecnologia da Informação da Faculdade UCL, uma das áreas que estão mais em evidência no mercado atual, é uma ciência que existe há tempos e dela emergem novas tecnologias.

"Em 2018 nós já havíamos percebido que uma ciência estava despontando, que é a ciência de dados. Temos apostado bastante nessa ciência e na Inteligência Artificial se tratando de um mundo totalmente conectado e de uma convergência digital que estamos vivendo. A todo momento dados são capturados por vários artefatos tecnológicos e quando esses dados são juntados, podem ser tratados e podemos perfilar e tomar decisões estratégicas a partir deles. Isso envolve diversas áreas. A área de TI tem grande taxa de empregabilidade por estar presente em várias áreas do mercado", comenta Zirlene.

Confira no áudio mais informações sobre a Ciência de Dados:

Zirlene Effgen fala sobre ciência de dados

Profissões em alta

Segundo o levantamento do Linkedin, o gestor de mídias sociais aparece como o profissional com demanda mais aquecida no mercado: a procura por ele cresceu anualmente no Brasil em média 122% entre 2015 e 2019. Os profissionais da área são responsáveis pela imagem, pelo relacionamento e engajamento e pela prospecção de uma empresa nos canais digitais.

O engenheiro de cibersegurança é o segundo profissionais mais buscado no mercado de trabalho e apresenta um crescimento anual de 115%. O aumento na demanda pela profissão é reflexo da conectividade atual, onde qualquer dispositivo ligado à internet é vulnerável a ataques cibernéticos e, dessa forma, a segurança de dados na rede se tornou central para as empresas.

A pesquisa também mostra o aumento no uso de aplicativos para transporte privado de passageiros e entregas em domicílio e de logística. Esse comportamento coloca a profissão de motorista entre as 15 em ascensão. A demanda anual por essa função aumentou uma média de 68% nos últimos cinco anos. Além de estar habilitado para dirigir, o profissional procurado precisa saber técnicas de negociação e atendimento ao cliente.

Esse estudo é feito anualmente, contudo, é a primeira vez em que é feito segmentado por países. Além do estudo no Brasil, a pesquisa aponta as habilidades mais requisitadas e os setores que mais contratam cada uma delas. A lista completa e o detalhamento das profissões podem ser acessadas baixando o arquivo abaixo:

Emerging_Jobs_Report_Brazil

16.98 MB
Baixar Arquivo

E que tal saber como se destacar em um processo seletivo já na entrega do currículo?


Pontos moeda