Economia

Dia do Consumidor: Procon Vitória divulga lista de empresas com mais reclamações

Durante o ano de 2022 foram registradas mais de 10 mil reclamações, sendo que 343 renderam processos administrativos

Foto: Samira Gasparini / PMV

Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia do Consumidor, e apesar de ser uma data lembrada por descontos e promoções, há também quem se recorde dela pelas dores de cabeça. 

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Pensando nisso, o Procon Vitória divulgou o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2023,  que traz o ranking das empresas que receberam mais reclamações ao longo do ano passado. 

A lista traz empresas que desrespeitaram normas de Defesa do Consumidor ou não solucionaram demandas feitas no Procon ou pelos próprios canais de atendimento ao longo de 2022.  O ranking completo está disponível nos aplicativos Procon Vitória e Vitória Online. 

Leia Também: Criminoso finge ser funcionário de banco e aplica golpe acessando celular da vítima

Dentre mais de 10 mil atendimentos realizados no ano passado pelo Procon, apenas  343  geraram processos administrativos. Na lista, as 205 empresas podem ser identificadas pelo nome fantasia e pela razão social.

Do top 10 de empresas que lideram as reclamações e respondem a processos, três são bancos. Logo atrás das instituições bancárias estão concessionária de energia, agência de viagens e de telefonia.

"O consumidor pode consultar a lista antes de fechar uma compra ou um serviço, de forma a evitar transtornos com empresas cujos nomes integrem a lista", disse a gerente do Procon Vitória, Anelisa Real Kuster.

Confira a lista aqui. 


Pontos moeda