Economia

Fraqueza atinge varejo restrito e ampliado, diz a Fator

Redação Folha Vitória

São Paulo - Tanto o varejo restrito quanto o ampliado seguem em clara desaceleração em 2015. Esse é o retrato do comércio neste começo do ano, na avaliação da área de pesquisa econômica do Banco Fator, coordenada por José Francisco de Lima Gonçalves, a partir da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de fevereiro, divulgada nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relatório a clientes, Gonçalves afirma que o "dado de fevereiro veio bastante fraco e confirma a percepção de atividade em contração neste começo de ano".

No caso do varejo ampliado, o resultado segue indicando contração em relação ao ano passado, mesmo já se levando em conta a baixa base de comparação em 2014. A queda do segmento veículos, motos, partes e peças de 23,7% na comparação anual e o recuo de 13% do segmento material de construção na mesma base de comparação justificam a maior parte da contração de 10,3% em fevereiro deste ano ante o mesmo mês do ano passado.

No caso do varejo restrito, a queda de 3,1% nessa mesma base de comparação retrata comportamento bastante heterogêneo entre os segmentos. No relatório, os economistas Fator exemplificam. As vendas de Combustíveis e lubrificantes recuaram 10,4% na comparação anual e contribuíram negativamente com 1,1 ponto porcentual (p.p) no resultado do período.

Já Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação aumentaram 8,4% e adicionaram 0,3 p.p. no resultado do mês. "Destacamos também as contribuições negativas de Móveis e eletrodomésticos (-1,3 p.p.), Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,9 p.p.) e Tecidos, vestuário e calçados (-0,5 p.p.).

Pontos moeda