Economia

China alerta bancos que se afastem de atividades especulativas

Redação Folha Vitória

Xangai - A China está tomando um novo passo no sentido de conter riscos crescentes em seu sistema financeiro, ao alertar bancos que não se envolvam em atividades especulativas que criaram indesejáveis bolhas de ativos e impediram que recursos financeiros fluíssem para a economia real.

Em documento enviado a bancos ontem e ao qual o Wall Street Journal teve acesso, a Comissão Reguladora Bancária da China (CBRC, pela sigla inglês) orientou as instituições a fazerem checagens internas para identificar supostas "irregularidades", como fazer investimentos alavancados por meio de produtos de gestão de ativos e o uso de instrumentos financeiros, como certificados de depósito negociáveis. O órgão também informou que suas distritais farão inspeções em bancos sob sua jurisdição.

Sem oferecer detalhes, a entidade alertou que bancos que tenham cometido sérias violações de suas novas diretrizes estarão sujeitos a "graves penalidades".

Desde o ano passado, Pequim vem observando um rápido avanço no endividamento de empresas e de governos locais, além de momentos de fortes investimentos em mercados distintos, como de bônus ou de açúcar.

Com a prioridade de evitar riscos financeiros e o aumento da alavancagem, autoridades chinesas têm ampliado seus esforços nos últimos meses, em especial no mercado monetário, cujas taxas de juros de curto prazo foram elevadas duas vezes desde o fim de janeiro.

No último documento, a CBRC orienta os bancos a não usarem brechas regulatórias e não utilizarem informações privilegiadas para lucrar com várias formas de arbitragem.

O órgão também determinou aos bancos que apresentem relatórios preliminares sobre suas inspeções internas até 12 de junho e os conclua até o fim de novembro. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda