Economia

Há tendência para que projeções de PIB de 2019 convirjam para 1,5%, diz Pastore

Pastore esclareceu que essa análise feita por ele de piora das projeções leva em conta somente os indicadores econômicos e não as perspectivas para aprovação da reforma da Previdência

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

O ex-presidente do Banco Central (BC) Afonso Celso Pastore afirmou nesta segunda-feira, 1º de abril, que, após o Produto Interno Bruto (PIB) decepcionar no último trimestre de 2018 e o ano de 2019 começar com dados também frustrantes, a tendência é que as projeções do mercado para o PIB deste ano convirjam para 1,5%. O Boletim Focus desta segunda aponta mediana de alta de 1,98%.

"O quarto trimestre frustrou. Corrigindo a projeção de 2019 só por causa disso, o PIB viria para 2%. Acontece que o primeiro trimestre foi muito tuim e tem cheiro de crescimento nulo. Então é muito difícil crescer 2%. A tendência é que haja uma convergência das projeções para 1,5%", disse Pastore.

A declaração foi dada durante evento "Estadão Discute Corrupção", realizado na sede do jornal O Estado de S. Paulo, em parceria com o Centro de Debate de Políticas Públicas (CDPP), para discutir as operações Lava Jato e Mãos Limpas.

Pastore esclareceu que essa análise feita por ele de piora das projeções leva em conta somente os indicadores econômicos e não as perspectivas para aprovação da reforma da Previdência. "A aprovação da reforma só criaria otimismo para ter efeito na economia no ano que vem, mas não para este ano. Para 2019, com ou sem reforma, o quadro é de crescimento muito baixo", disse.

Pontos moeda