Economia

Funcionários do IBGE planejam greve para o dia 26

Rio - Os funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiram, no domingo, 18, paralisar suas atividades a partir da próxima segunda-feira, dia 26. Em plenária da Direção Nacional, em Nova Friburgo, os 81 delegados do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Fundações Públicas Federais de Geografia e Estatísticas (ASSIBGE-SN) aprovaram a convocação da greve.

Novas assembleias serão realizadas em todo o País entre a terça-feira, 20, e a sexta-feira, 23, de forma a organizar o movimento. O sindicato dos servidores reivindica a saída imediata da atual presidente, Wasmália Bivar, dos membros do conselho diretor e dos chefes de unidades com mais de quatro anos no cargo.

"A atual direção do IBGE não nos representa, por isso mesmo só vemos como solução dos graves problemas que estrangulam a instituição o fim imediato do mandato da atual presidente, dos membros do atual Conselho Diretor e dos chefes de unidades com mais de quatro anos no cargo", justifica o sindicato, em comunicado.

Os trabalhadores também reivindicam realização de concursos públicos para preenchimento de mais de quatro mil vagas em aberto, além de valorização salarial.

Pontos moeda