Economia

Gastronomia sobre rodas: food trucks conquistam o Espírito Santo com opções gourmet itinerantes

Pensando no mercado em expansão, a Capital recebe o II Seminário Food Truck do Espírito Santo, no dia 27 de maio, em Bento Ferreira. O seminário é oferecido pelo Sebrae-ES

Food truck Delírios da Carne atrai dezenas de clientes na Praia do Canto, em Vitória Foto: Reprodução/Facebook

O modelo de vendas de alimentos que já é sensação nos Estados Unidos há algum tempo e que está conquistando o Brasil, devagarzinho, chega ao Espírito Santo com opções de lanches tradicionais ao gourmet. Somente na Grande Vitória, há cerca de 15 food trucks em funcionamento, mas há veículos em adaptação. Por isso, o número só tende a crescer no Estado.

Pensando no mercado em expansão, a Capital recebe o II Seminário Food Truck do Espírito Santo, no dia 27 de maio, em Bento Ferreira. O seminário é oferecido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES) e é gratuito.

Para o proprietário de um restaurante sobre rodas, Márcio Santanna, o segmento só tem a crescer no Estado. O empresário, que é paulista, investiu cerca de R$ 50 mil para oferecer, na rua, uma opção gourmet de carnes. No cardápio, só cortes finos de carnes e hambúrgueres genuinamente caseiros.

“Nós estamos há oito meses no ramo e o resultado tem sido surpreendente. Trabalhamos em três pontos da Praia do Canto, em Vitória, e vamos também para eventos gastronômicos em outras regiões, como fomos recentemente em Santa Teresa. Também já visitamos Guaçuí e Cachoeiro”, conta Santanna.

O food truck que oferece brigadeiros gourmet passa por vários bairros de Vitória Foto: Reprodução/Facebook

Além do franco crescimento do setor, Santanna diz que não ter um lugar fixo para trabalhar pesou na hora de escolher o investimento. “Nós vimos que não ter um lugar fixo é um fator atenuante para o risco. Fizemos algumas pesquisas e decidimos, então, investir neste segmento”, completa.

Outro food truck que caiu nas graças dos capixabas é a Avenida Brigaderia. Uma charmosa Kombi traz sabores e formatos diferentes à base da famosa receita de brigadeiro. O “caminhão de comida” gourmet oferece brigadeiros com chocolate 100% belga e pelo roteiro de vendas estão os bairros Jardim da Penha, Jardim Camburi e Praia do Canto.

O seminário vai tirar dúvidas para quem quer entrar no ramo da gastronomia sobre rodas. “Durante o seminário os empresários e os demais interessados terão a oportunidade de tirar suas dúvidas no que se refere ao assunto de maneira acessível, a fim de melhorar seu investimento, além de ampliar sua rede de relacionamentos e se atualizar sobre o negócio”, ponderou o superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira.

Serviço

II Seminário Food Truck do Espírito Santo:
> Dia: 27 de maio
> Horário: das 08h30 às 12 horas
> Local: auditório da Prefeitura Municipal de Vitória, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1927, Bento Ferreira, Vitória.
> Inscrições: gratuitas pelo site www.es.sebrae.com.br ou pelos telefones 0800 570 0800 ou 27 3041 5548.

Pontos moeda