Economia

China fecha acordo para yuan com Paris e Luxemburgo

Redação Folha Vitória

Pequim - Dando prosseguimento a uma estratégia para transformar o yuan numa moeda global, o Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) informou hoje que pretende designar bancos de compensação para sua moeda em Paris e Luxemburgo. O PBoC anunciou o plano em dois comunicados separados, mas não especificou quando os bancos serão escolhidos.

Os BCs da França e Luxemburgo, por sua vez, disseram que fecharam acordos com o PBoC para ampliar a cooperação na supervisão de seus mercados domésticos de yuans.

Os anúncios são os últimos indícios de uma disputa por uma participação significativa das transações externas envolvendo a moeda chinesa. Cingapura e Sydney também almejam uma fatia considerável do mercado global de yuans, que, segundo previsões, deverá crescer rapidamente, em linha com a economia da China.

No último dia 18, o PBoC nomeou o China Construction Bank, um dos quatro maiores bancos estatais do país, para intermediar negócios com yuans em Londres. Com isso, a instituição passou a ser o primeiro banco chinês de compensação em um país europeu. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda