Economia

OCDE lança índice sobre qualidade de vida em português

Redação Folha Vitória

São Paulo - Com a presença do ex-jogador Pelé e do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançou nesta segunda-feira, 09, em São Paulo, em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o Better Life Index Brasil, a versão em português do Índice para uma Vida Melhor. Com a inclusão em português, a ferramenta passa a estar disponível em seis idiomas, pois já possuía versões em espanhol, russo, inglês, alemão e francês.

Apesar de ter sua versão em português lançada apenas agora, o índice, que foi criado em 2011, já contou com a visita de 34 mil brasileiros, sendo que quase 800 responderam aos questionários. Deste universo, a maior preocupação demonstrada pela população brasileira foi em relação à educação, satisfação pessoal e saúde. "Agora, com o índice em português esperamos uma participação ainda mais ativa", disse o diretor da OCDE, Anthony Gooch. No mundo, já foram mais de 4 milhões de visitantes de 184 países.

Gooch disse que, apesar de estar mal colocado em muitos itens de uma forma geral, o Brasil tem um alto nível de satisfação. De acordo com a pesquisa, 80% dos brasileiros declararam ter mais experiências positivas em um dia normal do que vivências negativas, número acima da média da OCDE, que é de 76%.

A plataforma, que mapeia as prioridades dos cidadãos para uma maior qualidade de vida, leva em consideração fatores que impactam diretamente a vida das pessoas, como moradia, educação, saúde, renda, engajamento cívico e até equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. "O objetivo é dar aos cidadãos do Brasil e do mundo uma ferramenta para se comunicar sobre o que é mais importante para sua qualidade de vida e bem estar e que eles também possam ter um instrumento que lhes dê informação", disse o diretor da OCDE, Anthony Gooch.

A escolha da figura do Pelé para anunciar a nova versão da plataforma, segundo os organizadores, foi aproveitar o momento da Copa do Mundo no Brasil e a o apelo do futebol como uma forma de comunicação universal. "Futebol é uma linguagem internacional, estrangeiros falam várias línguas, mas se entendem no futebol", disse o dirigente da OCDE, ponderando que, além disso, "há uma economia global em torno do futebol".

O ministro Aldo Rebelo destacou que por meio de pesquisas como a Better Life Index é possível elaborar um diagnóstico "mais amplo, profundo e multilateral dos nossos dilemas". "Podemos ver essas deformidades e traçar políticas públicas para enfrentar e corrigir esses problemas", destacou.

Para participar da pesquisa é só acessar o site www.ocdeindicevidamelhor.org e responder o questionário.

Pontos moeda