Economia

Atividade do comércio cresce 0,6% em maio, mostra Serasa

Redação Folha Vitória

São Paulo - O índice de atividade do comércio medido pela Serasa Experian subiu 0,6% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal. Na comparação com maio do ano passado, houve alta de 3,4% no movimento de consumidores nas lojas. No acumulado do ano até agora, a atividade varejista avançou 1,6% ante igual intervalo de 2014.

Na avaliação de economistas da entidade, o baixo ritmo de crescimento do comércio varejista em 2015 pode ser explicado pelo aumento do custo do crédito, pela pouca disposição do consumidor em contrair novas dívidas e pelo aumento da inadimplência e da inflação.

Na passagem de abril para maio, dois setores registraram queda no movimento: veículos, motos e peças (-1,9%) e tecidos, vestuário e calçados (-0,8%). Por outro lado, houve ligeiros avanços na atividade varejista nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (0,3%) e nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (0,4%) e acréscimos mais expressivos nos segmentos de combustíveis e lubrificantes (1,6%) e de material de construção (2,4%).

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios registra avanço de 6,2%; o de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática apresenta alta de 4,6%, e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas teve incremento de 1,5% no movimento de consumidores. No sentido contrário, o movimento de consumidores caiu nos segmentos de veículos, motos e peças (12,2%), de combustíveis e lubrificantes (7,9%) e de materiais de construção (10,1%).

O indicador da Serasa tem como base apenas o volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da companhia. A amostra é composta por cerca de 6 mil empresas comerciais.

Pontos moeda