Economia

China se compromete a elevar investimentos para estimular crescimento econômico

Redação Folha Vitória

Pequim - O Conselho de Estado da China disse nesta quarta-feira que o governo vai intensificar os esforços para aumentar o investimento em projetos de construção com o intuito de a economia do país que tem desacelerado.

No ano passado, Pequim anunciou um pacote de investimentos nas redes de energia elétrica, de telecomunicações e de informação, proteção ambiental, energia limpa, recursos hídricos, transportes, e projetos relacionados a petróleo e gás natural.

O governo também irá reforçar os investimentos em novas indústrias, fábricas, modernização da logística e no setor de transporte, de acordo com um comunicado.

O governo disse ainda que irá ajudar as instituições financeiras para acelerar a provisão de fundos para esses principais projetos para assegurar o crescimento estável e eficaz.

O crescimento dos investimentos em infraestrutura da China, um importante motor do crescimento econômico, continuou fraco, apesar da intervenção do governo.

A China tem acelerado as aprovações de projetos de infraestrutura nos últimos meses, diante do abrandamento do crescimento econômico. Somente em maio, o principal órgão de planejamento econômico aprovou 467,000 milhões de yuan (US$ 75,2 milhões) de investimentos em projetos no setor de transporte.

No primeiro trimestre, a economia chinesa cresceu 7% em relação ao mesmo período do ano passado, o ritmo mais fraco em seis anos. Para o segundo trimestre, economistas estimam que a taxa de crescimento poderia ficar abaixo dos 7%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda