Economia

Lira turca cai após resultado das eleições elevarem incerteza política

Redação Folha Vitória

Istambul - A lira turca tocou seu menor nível histórico ante o dólar nesta segunda-feira, pressionada pelo resultado das eleições do final de semana, quando o partido do governo fracassou pela primeira vez em mais de uma década em conseguir a maioria no Parlamento.

A moeda local recuou mais de 5%, tocando 2,8096 por dólar imediatamente após a divulgação dos resultados preliminares da eleição do final de semana. Enquanto isso, o índice Bist-100 da bolsa de Istambul recuou 8,15% na abertura do pregão, ao passo que o rendimento dos bônus de 10 anos do governo turco saltaram para 9,98%, de 9,32% na sexta-feira.

"Como o esperado, a reação inicial dos mercados foi de venda de ativos", disse Inan Demir, economista-chefe da Finansbank. "Se a coalizão for formada, esperamos que os mercados se acalmem ao passo que o governo for tomando corpo. Mas mesmo nesse cenário as perdas não devem ser recuperadas."

Com a quase totalidade das urnas apuradas, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) está próximo de arrematar menos de 41% dos votos, de acordo com dados divulgados pela agência estatal Anadolu. Isso significa 18 votos a menos do que os 276 necessários para formar um governo de partido único em Ancara.

Às 4h20 (de Brasília), a lira turca era cotada a 2,7730 por dólar.Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda