Economia

'É importante e vamos observar', diz Meirelles sobre alerta do TCU sobre meta

Redação Folha Vitória

Brasília - O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reconheceu a importância do alerta feito na quarta-feira, 12, pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a hipótese de descumprimento da meta fiscal deste ano. "É um alerta importante e vamos observar. Vamos atender e estamos, de fato, já em alerta sobre isso. Vamos prestar ainda mais atenção, nos dedicar ainda mais e levar muito a sério a recomendação", disse em rápida entrevista após a cerimônia de sanção da reforma trabalhista.

Questionado sobre a possibilidade de liberação antecipada de recursos contingenciados do Orçamento, o ministro não descartou a hipótese. "É possível. Estamos fazendo avaliações", disse.

Meirelles notou que há indicadores positivos nas contas públicas, como a arrecadação de impostos. Segundo ele, a Receita Federal deve divulgar números de junho na próxima segunda-feira e "os primeiros números são positivos". "Acredito que nós podemos ter certa chance de recuperação", disse, ao comentar que a arrecadação do primeiro semestre foi afetada negativamente por prejuízos no setor empresarial e provisões feitas pelo setor privado, o que tem impacto na arrecadação de tributos.

O ministro foi também questionado sobre a possibilidade de avanço da reforma da Previdência neste ano. "Acho que sim. Tem chance de ser neste ano, sim. É possível", disse. "No G-20, ficou claro que todos os países que fizeram reforma da Previdência tiveram uma discussão intensa. Esperamos que no Brasil seja o melhor possível."

Pontos moeda