Economia

Gerente da Samarco reafirma intenção da empresa de voltar a operar até o final do ano

Sérgio Mileipe comentou, durante uma videoconferência nesta quinta-feira, sobre a retomada operacional da mineradora, que está parada desde 2015

Foto: Reprodução
Complexo da Samarco em Ubu, Anchieta, deve voltar a funcionar até o final deste ano

A Samarco deve voltar a operar no Espírito Santo, ainda que parcialmente, até o final deste ano. A informação é do gerente-geral de Operações da empresa, Sérgio Mileipe, que participou nesta quinta-feira (9) de uma videoconferência promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes).

Durante o evento, o gerente abordou a preparação da Samarco para reiniciar suas atividades, inclusive no complexo de Ubu, em Anchieta, no litoral sul do estado. "Vamos voltar com um concentrador em Germano, em Minas Gerais, e uma usina de pelotização em Ubu, no Espírito Santo, ou seja, com 26% da capacidade produtiva de nossas operações", destacou.

>> Exclusivo: Entrevista com o gerente-geral de Ubu, Anchieta, a respeito das ações para a retomada da Samarco

A mineradora está com as atividades paralisadas desde novembro de 2015, quando ocorreu o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). De acordo com a Samarco, a retomada operacional da empresa ocorrerá após a implantação do sistema de filtragem, que está em andamento, e a conclusão das atividades de prontidão operacional.

A mineradora informou ainda que, em outubro do ano passado, obteve a Licença de Operação Corretiva (LOC) e que possui todas as licenças ambientais necessárias para reiniciar suas operações.

Pontos moeda