Economia

Aposentados e pensionistas do IPAJM: recadastramento é prorrogado para janeiro de 2022

Alteração, segundo o instituto, visa a dar continuidade aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus

Foto: Divulgação / Governo

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM) prorrogou para janeiro de 2022 o recadastramento anual obrigatório, por meio de “Prova de Vida”, dos aposentados e pensionistas da autarquia, que teria início no próximo mês de agosto. 

A alteração, segundo o instituto, visa a dar continuidade aos cuidados de prevenção ao novo coronavírus e segue a Portaria nº 12-R, publicada na última quarta-feira (07), no Diário Oficial do Estado.

Clique aqui e confira a Portaria na íntegra!

“O recadastramento tem por objetivo principal comprovar que o segurado está vivo e, assim, garantir que continue recebendo o pagamento do benefício previdenciário, que é seu direito”, disse a coordenadora do Recadastramento, Márcia Fiorotti.

Ela orienta e faz alertas importantes sobre a ação. “O recadastramento deve ser realizado no mês de aniversário do segurado e começará somente a partir do ano que vem. Então, por exemplo, se o aposentado faz aniversário em fevereiro de 2022, ele terá que proceder com a 'Prova de Vida' no mês de fevereiro de 2022. E atenção! Não haverá bloqueio de pagamento referente ao ano de 2021 e não é necessário comparecer a nenhuma agência bancária ou ao IPAJM”, explica a coordenadora.

Vale lembrar que, conforme normativas que tratam do recadastramento, todos os aposentados e pensionistas, civis e militares, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, do Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público precisarão participar dessa ação em 2022, e não envolverá atualização de dados cadastrais, somente a "Prova de Vida".

As regras mais específicas referentes a esse recadastramento, como o local do procedimento, estão previstas para serem divulgadas até o início de dezembro deste ano.

Outras informações podem ser acessadas no site do IPAJM, no banner intitulado "Recadastramento", disponível à direita da página, na parte superior. O serviço de teleatendimento da autarquia também está à disposição dos aposentados e pensionistas, pelos números (27) 3201-3180 e 0800-2836640.

O Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), autarquia estadual vinculada ao Poder Executivo, é responsável pela administração do Regime Próprio de Previdência do Estado do Espírito Santo (ES-Previdência), como gestor único, desde a implantação da Lei Complementar 282/2004, e pela gestão do Sistema de Proteção Social dos Militares (integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, remunerados por subsídio ou por soldo), de acordo com a Lei Complementar nº 943/2020. 

Pontos moeda