Economia

CNDL/SPC: inadimplência preocupa empresas de água e luz

Redação Folha Vitória

Brasília - As empresas de água, luz, esgoto e gás estão mais preocupadas com as dívidas de seus consumidores, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). As empresas, que divulgam mensalmente dados de inadimplência, notaram que essas empresas estão negativando mais os consumidores inadimplentes atualmente.

Esse movimento, segundo a economista do SPC Brasil Marcela Kawauti, vem sendo registrado desde o ano passado. "Essas empresas estão agora negativando mais seus consumidores, o que significa que elas estão mais incomodadas com as dívidas, porque você paga para negativar", avaliou. "A inadimplência para esse setor está ruim e elas têm interesse em resolver".

Em julho, a inscrição de dívidas com empresas de água, luz, esgoto e gás subiu 14,5% ante o mesmo mês de 2013. Há um ano, essa alta foi de 12,4%. "Esse número está acelerando. A base era um pouco baixa, porque não era um setor que costumava negativar", avaliou Marcela.

Pontos moeda