Economia

China aprova plano de parceria entre bolsas de Shenzhen e Hong Kong

Redação Folha Vitória

Xangai - O Conselho Estatal da China aprovou nesta terça-feira o lançamento da parceria entre as bolsas de valores de Shenzhen e Hong Kong. A medida é adotada quase dois anos após Pequim inaugurar uma ligação similar entre os mercados acionários de Xangai e Hong Kong.

O trabalho de preparação pertinente à parceria foi concluído, afirmou na terça-feira o primeiro-ministro da China, Li Keqiang, durante uma reunião regular do conselho estatal, segundo comunicado divulgado no site do governo central chinês.

A data exata da inauguração da parceria não foi especificada no comunicado.

Baseando-se na bem-sucedida parceria entre Xangai e Hong Kong, o novo negócio sinaliza que a China adota um passo firme rumo a um país mais legalizado e movido pelo mercado, disse Li. Segundo ele, a iniciativa ajudará a consolidar o papel de Hong Kong como um centro financeiro global e a promover a cooperação com a China continental.

Em março, o premiê afirmou apenas que a parceria entre Shenzhen e Hong Kong seria lançado no momento "apropriado".

Uma conexão similar nos negócios entre Xangai e Hong Kong foi aberta em novembro de 2014, o que permitiu a investidores estrangeiros comprar ações tipo A da China e aos investidores domésticos negociar ações listadas em Hong Kong. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda