Economia

China adota política mais flexível para compulsórios bancários

Redação Folha Vitória

Pequim - A China decidiu dar aos bancos do país mais flexibilidade na forma como comunicam o volume compulsório de recursos que devem manter em reserva, garantindo ao sistema financeiro acesso a fundos adicionais em período de liquidez reduzida.

Pelas novas regras do banco central chinês (PBoC, pela sigla em inglês), os bancos poderão permitir que os compulsórios mantidos no PBoC caiam um ponto porcentual abaixo do nível exigido pelo governo diariamente. Atualmente, esse nível equivale a 18% dos depósitos de grandes bancos.

Os bancos, porém, deverão cumprir as exigências de compulsório médias, embora o PBoC não tenha citado um período de tempo específico para o cálculo da média.

Em comunicado, o PBoC disse que a nova norma poderá servir como um mecanismo de proteção para as instituições financeiras, além de "melhorar a eficiência do capital e garantir alguma liquidez em momentos de escassez".

A medida, que entra em vigor a partir de terça-feira (15), não deverá afetar muito agora as condições de liquidez do mercado, que são amplas, disse o PBoC, acrescentando que vai oferecer fundos suficientes por meio de operações do mercado aberto de forma a manter o crescimento constante do crédito. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda