Economia

Caminhoneiros acham que reajuste da tabela do frete é 'o mínimo'

Em nota, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) classificou a medida como "apenas" uma atualização

Redação Folha Vitória

O reajuste da tabela do frete foi recebido entre os caminhoneiros como uma simples atualização devida pelo governo, que não afasta outras preocupações da categoria. "É o que precisava ser feito, é o repasse conforme a lei", comentou o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga (Sinditac) de Ponta Grossa, Neori "Tigrão" Leobet. Em nota, a Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam) classificou a medida como "apenas" uma atualização.

No entanto, a falta de informação quanto às fiscalizações ainda causa tensão. O líder Wallace Landim, o "Chorão", disse que está mantida a manifestação marcada para o próximo dia 12 em frente à sede da ANTT, para pressionar pela atuação dos fiscais pelo descumprimento da tabela.

A Abcam, por sua vez, informou que há preocupação com a demora na publicação de uma nova tabela "condizente com a realidade do transportador autônomo de cargas", o que pode levar a uma "estagnação" na contratação de serviços, "já que a atual tabela beneficia apenas as empresas de transporte".

O reajuste foi aplicado sobre um conjunto de tabelas feito às pressas, no auge da paralisação dos caminhoneiros. O governo, as empresas e os próprios caminhoneiros apontam erros e exageros nelas. A ANTT trabalha em novas planilhas, mais detalhadas. Mas esse trabalho só deverá ser concluído no final do ano.

Pontos moeda