Economia

Linhares é o terceiro maior produtor de café do Brasil, diz IBGE

Segundo o instituto, Linhares registrou um aumento de 128% na produção, dando um salto de 18,7 mil toneladas, em 2017, para 42,8 mil toneladas, em 2018

Foto: TV Vitória

O Espírito Santo comemora um resultado importante para a cafeicultura. A cidade de Linhares, no norte do Estado, é a terceira maior produtora de café do Brasil, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Espírito Santo é o segundo maior produtor da commodity do país.

Segundo o instituto, Linhares registrou um aumento de 128% na produção, dando um salto de 18,7 mil toneladas, em 2017, para 42,8 mil toneladas, em 2018. A média do município é de 48,2 sacas por hectare, enquanto a estadual é de 35,3.

Ainda de acordo com o IBGE, a inserção de novas tecnologias, condições de abastecimento e melhoramento genético das lavouras foram contribuições essenciais para a conquista desses resultados.

O secretário Municipal de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, pontuou os fatores que levaram o município a conquistar essas posições de destaque. “O perfil empresarial e tecnológico dos nossos produtores, seja do pequeno, médio ou grande produtor, além dos nossos recursos hídricos (lagoas) foram fatores importantes para alcançarmos os resultados”, comentou.

Já o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, ressaltou que os números do IBGE mostram que o produtor tem focado no aumento da produtividade, mesmo em meio à crise que o setor enfrenta. “A prefeitura tem ofertado diversos serviços e ações, principalmente para o pequeno produtor rural ter ganhos na qualidade do grão”, completou.

Pontos moeda